Foto: Reprodução de vídeo / Globoplay

Grande Rio é campeã do Carnaval do Rio pela primeira vez na história

A São Clemente, que homenageou Paulo Gustavo em seu desfile com o enredo “Minha Vida é Uma Peça”, foi rebaixada para a Série Ouro.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Grande Rio é a campeã do carnaval do Rio de 2022. A apuração ocorreu nesta terça-feira (26), na Marquês de Sapucaí, e a escola foi proclamada vitoriosa pela primeira vez em sua história. A São Clemente, que homenageou Paulo Gustavo em seu desfile com o enredo “Minha Vida é Uma Peça”, foi rebaixada para a Série Ouro.

A Verde, Branco e Vermelho de Duque de Caxias, que também conquistou o Estandarte de Ouro, fez seu carnaval com o enredo “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu” desmistificando a imagem ruim de um dos orixás mais importantes das religiões de matrizes africanas e mostrou que ele representa livramento e prosperidade.

A Acadêmicos de Grande Rio foi a penúltima escola a desfilar no sábado (23). Ela falou da energia dos Exus que vem da África e chegaram no Brasil e se transformaram em diversas energias. Das trocas de mercado, das artes contemporâneas. Essa energia está na música, na vida cotidiana.

A escola apresentou na Avenida o orixá Exu, o mensageiro entre o mundo espiritual e os seres humanos. Além de desmistificar o orixá, a escola mostrou que ele está ligado à transformação. E para isso, a escola fez valer de figuras excluídas, como Bispo do Rosário, Estamira e Stela do Patrocínio, que viviam à margem da sociedade e que transformaram lixo em arte e num modo de sobrevivência.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.