Foto: Reprodução

Governo do Estado lança Mapa do Emprego Formal

Ferramenta digital permite acesso a informações sobre todas as regiões fluminenses
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) acaba de lançar uma importante ferramenta de consulta sobre o panorama da mão de obra no Estado do Rio de Janeiro. O Mapa do Emprego Formal, produzido pelo Observatório do Trabalho da Setrab, reúne dados, a partir de janeiro deste ano, segmentados por regiões, municípios e atividade econômica, com base na análise dos dados do Novo Caged, divulgados mensalmente pelo Ministério da Economia.

Com informações das oito regiões fluminenses – conforme a organização regional definida pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) –, o Mapa do Emprego Formal tem por objetivo colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas mais precisas para geração de emprego e renda. A ferramenta mostra dados das vocações empregatícias e evoluções do emprego formal dos 92 municípios do estado.

–  O Mapa do Emprego Formal vai dar mais visibilidade aos números do Caged e ajudar na formação de políticas públicas. Com ele, será possível visualizar toda evolução do modelo econômico e de empregabilidade do nosso Estado – ressalta o subsecretário Julio Saraiva, um dos idealizadores do projeto.

Pelo mapa, é possível ter acesso, de forma interativa, a uma análise dos dados do Estado do Rio, realizada pelo Observatório do Trabalho, com destaque para as áreas de consulta e gráficos de evolução que possibilitam a observação e a distribuição dos empregos por setor de atividade. Disponível no site da secretaria (www.rj.gov.br/secretaria/trabalho), o mapa será atualizado mensalmente em até sete dias após a divulgação dos dados gerais do novo Caged.

No primeiro trimestre do ano, entre contratações e demissões, o Rio de Janeiro registrou um saldo positivo de 28.078 postos de trabalho. Só na Região Metropolitana foram 12 mil vagas a mais. Os dados indicam ainda que o setor de Serviços foi o que mais cresceu, com 17.631 novos empregos formais, seguido da Indústria, com 6.202 postos.

ACESSE O MAPA CLICANDO AQUI.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.