Governo do Estado inaugura primeira unidade da Faetec em Areal

A Faetec conta com mais de 110 unidades pelo Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 200 cursos em várias modalidades e mais de 80 mil alunos atendidos por ano.

O Governo do Estado inaugurou a primeira unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no município de Areal, na Região do Centro-Sul Fluminense, neste sábado (10). O espaço, que é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Areal, terá capacidade para oferecer 240 vagas em cursos profissionalizantes por semestre.

Os interessados poderão se qualificar em cursos de curta duração, de 20 semanas, nas áreas de Informática e Gestão e Negócios, como operador de computador, programador para dispositivos móveis, assistente de recursos humanos, assistente administrativo, assistente de logística, assistente de pessoal, entre outros.

– Essa unidade da Faetec é um encaminhamento para o futuro, pois vai criar oportunidades e dar dignidade. Além disso, é um equipamento que ajuda na segurança, na saúde, na educação, na empregabilidade. O que a gente tem é que incentivar, dar condições, dar recursos para que tanto as secretarias como as prefeituras possam, juntas, executar políticas públicas para a população, como é esse equipamento aqui – afirmou o Cláudio Castro. 

O presidente da Faetec, João de Melo Carrilho, ressaltou o papel da tecnologia e da qualificação profissional no desenvolvimento do estado.

– Levar educação, qualificação profissional e iniciação tecnológica aos municípios garantem o desenvolvimento de todo o estado. Tudo isso é possível com a parceria das prefeituras com o governo – destacou. 
 

O prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, disse que a inauguração da unidade da Faetec é um presente para a cidade, que completou 29 anos de emancipação neste sábado.

– É um presente de aniversário. A Faetec vai trazer crescimento para o nosso município. É de suma importância priorizar projetos que geram emprego para a população. O potencial de Areal é enorme, e nós queremos aproveitar tudo de bom que esse município nos oferece – frisou. 

Espaço para capacitação profissional

Morador de Areal, Sérgio Ricardo Marques Silveira, de 45 anos, é jardineiro e está animado para se inscrever em um dos cursos de qualificação.

– Agora não vou precisar mais ir para outro município para voltar a estudar. Essa Faetec aqui vai trazer mais movimento para a cidade, mais vida e mais oportunidades – comemorou. 

Localizada na Rua Nelson de Melo, no Centro do município, a unidade da Faetec tem 250 metros quadrados de área ocupada. No espaço, há três salas, sendo duas de aula para uso geral e uma de informática, além de uma sala multimídia e áreas para atendimento administrativo e pedagógico.

Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faetec conta com mais de 110 unidades pelo Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 200 cursos em várias modalidades e mais de 80 mil alunos atendidos por ano. As unidades oferecem: Educação Básica; Ensino Técnico de Nível Médio; Cursos de Qualificação Profissional; Especialização de Nível Médio Técnico; Graduação (Licenciatura e Tecnologia) e Pós-graduação.

Assinatura de convênio para obras viárias

Também neste sábado (10), foi firmado convênio do Governo do Rio de Janeiro com a Prefeitura de Areal para obras de infraestrutura viária. A parceria faz parte de um investimento de R$ 150 milhões, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em todos as cidades fluminenses. 

O convênio vai permitir que os municípios melhorem as condições de suas vias. As cidades beneficiadas vão apresentar onde querem executar os projetos, e o DER vai garantir o material necessário para ser realizado. Isso torna possível que as próprias prefeituras identifiquem suas necessidades e foquem esse investimento onde mais precisam.

– O Governo do Estado não faz diferença nem de região, nem de tamanho de município. Trata o estado todo com a mesma importância. Tem sido assim com a vacina, nos convênios com o DER e também com as Faetecs. Esse é o nosso caminho. Tratar todas as cidades com a mesma importância e levar aquilo que é fundamental para o desenvolvimento: infraestrutura e qualificação – afirmou o governador.
 

Desde quarta-feira (07/04), foram assinados convênios com municípios de todas as regiões do estado. Nesta segunda-feira (12/04), será a vez de Bom Jardim, Cantagalo, Duas Barras, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes), Belford Roxo e Nova Iguaçu

Fonte: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também