O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito de Maricá,  Fabiano Horta, assinaram, nesta terça-feira (5/6), o convênio para a construção do Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, em Itaipuaçu, distrito de Maricá. A nova escola ofertará Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo em horário integral.

– Construir uma escola que forma empreendedores, especialmente em um município que tem crescido nos últimos anos, é importante. Ainda mais quando homenageia Darcy Ribeiro, um grande nome da educação brasileira e que foi um dos pioneiros nesse modelo de ensino em tempo integral. Com certeza, o caminho da educação é o melhor para formar bons cidadãos e ofertar um futuro melhor para os jovens – destacou o governador.

O secretário de Educação, Wagner Victer, também justificou a homenagem a Darcy Ribeiro. Ele informou ainda que a escola deve oferecer 800 vagas e que as matrículas estarão abertas, ainda este ano, para receber os primeiros alunos em 2019.

– A homenagem a Darcy Ribeiro é mais do que merecida, tendo em vista que ele foi um dos mais importantes professores e pesquisadores brasileiros. Também acaba sendo um legado para a própria cidade de Maricá, local onde Darcy Ribeiro morou – disse o secretário.

A escola contará com 15 salas de aula, espaço para oficinas, laboratórios, sala de multimídia, cozinha, refeitório e quadra esportiva. A construção da unidade de ensino será por meio de uma parceria com a Prefeitura de Maricá. A expectativa é que o colégio esteja pronto no final deste ano.

– Será a primeira escola de Ensino Médio construída em Itaipuaçu, uma das áreas que mais cresce em Maricá. É uma conquista importante e que vai atender à demanda da região. Esse colégio será uma referência e símbolo para a cidade – afirmou o prefeito de Maricá.

Os professores da rede estadual que darão aula de Empreendedorismo no Colégio Estadual Darcy Ribeiro serão capacitados pelo Sebrae/RJ. O superintendente da instituição, Cezar Vasquez, destacou a parceria para a qualificação dos docentes da rede estadual.

– Estamos levando um modelo de ensino de referência para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Levar esse método com foco em Empreendedorismo para a rede pública de ensino é fundamental para o futuro dos jovens – ressaltou o superintendente do Sebrae/RJ.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Paulo Vitor