A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai atuar com efetivo de 84 guardas nos desfiles de blocos de rua nos bairros do Maracanã, Tijuca e Grajaú, e no ensaio técnico da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, que acontecem neste sábado, dia 13, e domingo, dia 14, na Zona Norte da cidade. Os guardas municipais vão atuar no ordenamento urbano, fiscalização do trânsito, além de orientar o deslocamento dos blocos, auxiliar na travessia de pedestres e promover a segurança dos foliões. A GM-Rio também vai coibir práticas, como urinar na rua e jogar lixo no chão.

No sábado, dia 13, o bloco “Vou Treinar e Volto Já” contará com apoio de 21 guardas. A concentração será a partir das 15, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, e os foliões vão desfilar pelas ruas Afonso Pena, Haddock Lobo, Campos Sales e retornarão para a Praça Afonso Pena com previsão de término às 22h. Ainda no sábado, o bloco “Seu Kuka é Eu” vai contar com efetivo de 17 guardas. O desfile tem início às 16h no Largo Irmã Maria, no Grajaú, e vai percorrer as ruas Barão do Bom Retiro e Teodoro da Silva.

No domingo, dia 14, a GM-Rio destacou efetivo de 17 guardas para atuar no patrulhamento do desfile da Banda Zumira, com apresentação na Praça Niterói, no Maracanã, entre 14h e 22h. À noite será a vez dos sambistas da escola de Samba Unidos de Vila Isabel, que farão ensaio técnico, a partir das 20h, no Boulevard 28 de Setembro, esquina da Rua Visconde de Abaeté. Para esse evento, a GM-Rio destacou 29 guardas.

Fonte: Guarda Municipal do Rio de Janeiro