O brasileirão acabou no último domingo e já tem time anunciando reforços para a temporada 2018, visando o extenso calendário desde que as Copas do Brasil, Libertadores da América e Sul Americana passaram a ocupar todo o calendário, no primeiro ano desta experiência, que foi o atual, alguns clubes tiveram problemas por falta de qualidade e profundidade em seus plantéis, o que foi decisivo para o resultado de muitas competições.

Abaixo as principais movimentações dos times brasileiros:

Atlético Mineiro: em clima eleitoral, as investidas do galo no mercado estão mais tímidas por enquanto, a preocupação é com o técnico do próximo ano, Oswaldo de Oliveira pode permanecer.

Botafogo: O time perdeu o atacante e artilheiro da atual temporada Roger, que fechou com o Internacional, Emerson Santos, zagueiro revelado pelo clube fechou com o Palmeiras para 2018 e Bruno Silva pode sair, para Internacional ou Cruzeiro.

Corinthians: O campeão brasileiro deste ano, perdeu o lateral-esquerdo Guilherme Arana para o Sevilla de Espanha, em compensação anunciou a contratação do volante Rene Júnior que estava no Bahia e do atacante Júnior Dutra, que jogou nesta temporada pelo Avaí.

Cruzeiro: Campeão da Copa do Brasil, o time celeste perdeu o lateral-esquerdo Diogo Barbosa para o Palmeiras, repatriando Egídio que estava no Palmeiras para a posição, como parte desta negociação, no time mineiro, Egídio foi bi-campeão brasileiro.

Flamengo: O rubro-negro não discute reforços, por estar mobilizado na disputa da final da Copa Sul Americana, a única certeza é a saída do meia Argentino Dário Conca, que retornará do empréstimo ao Guanghzou Everngrande da China, o jogador só atuou e 4 oportunidades pelo Flamengo.

Fluminense: A única certeza é a permanência do técnico Abel Braga, que segundo tricolores comandará uma grande reformulação no elenco, acarretando na dispensa de muitos jogadores, o clube luta para manter o artilheiro do campeonato brasileiro, Henrique Ceifador que é assediado por clubes nacionais e internacionais.

Grêmio: Mobilizado para a disputa do mundial de clubes da Fifa, o time gaúcho não discute aquisições e tampouco saídas, mesmo com a investida do Barcelona no volante Arthur e numa eventual proposta por Luan.

Internacional: Promovido a primeira divisão, o colorado será comandado por Odair Hellmann, que contará com Roger, vindo do Botafogo como reforço inicial do elenco que disputará a primeira divisão no ano que vem.

Palmeiras: Sempre forte no mercado, desde a chegada da Crefisa em 2015, o clube palestrino vem de técnico novo, Roger Machado com passagens pelo Grêmio e Atlético Mineiro, além do meia Lucas Lima, principal astro do Santos desde a saída de Neymar em 2013 e do lateral-esquerdo Diogo Barbosa, vindo do Cruzeiro numa negociação que culminou na saída de Egídio para o time azul de Minas Gerais.

Santos: O clube que vive forte clima eleitoral, perdeu uma de suas estrelas para o Palmeiras, o meia Lucas Lima, além disso o atacante Ricardo Oliveira anunciou sua saída do time da Vila Belmiro, seu destino no momento é incerto, mas especula-se que o Cruzeiro pode contratá-lo para a próxima temporada.

São Paulo: A única certeza que foi dada sobre o tricolor paulista são as saídas dos atacantes Gliberto e Denílson, dispensados antes mesmo da última rodada do campeonato brasileiro.

Vasco da Gama: No momento nenhuma chegada e apenas Lucas Rocha deixou o clube, após rescisão contratual.

(imagem retirada do site Depostphotos)