O pré-Carnaval já começou em Petrópolis e neste sábado (03.02) e no domingo (04.02) opções não vão faltar para quem quiser curtir a folia nos bairros e também no Centro Histórico. São Sebastião, Mosela, Manoel Torres, Cascatinha e Bairro Esperança receberão seus tradicionais blocos de Carnaval e também alguns que acabam de ser criados. Este ano, o município, por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, trabalha em parceria com os grupos dando apoio logístico aos desfiles. Os blocos também estão recebendo atenção especial de outros órgãos, como CPTrans e Guarda Civil.

Neste sábado, a novidade é o bloco #tamojunto, que desfila pela primeira vez. A concentração será às 16h na Rua Manoel Torres, no Bingen, na altura do número 589. De lá eles seguem, às 18h, pelas ruas do Expedicionário, Paulo Herve e Alice Herve, no Bingen, com retorno para o início. De acordo com a presidente do bloco, Simone Cordeiro, o público pode esperar muita alegria já neste primeiro desfile.

“O bloco foi criado no ano passando, quando tivemos um evento, mas ainda não tínhamos desfilado. A expectativa está nas alturas, as pessoas estão ansiosas. Teremos um carro de som com dois interpretes puxando o samba do bloco e sambas de escolas de samba famosas, além da bateria”, explica ela, lembrando que o bloco também terá outro evento, no domingo, de 14h às 19h, parado na Praça da Mosela.

Já no sábado, será a vez do Só a Nata levar a folia para a Praça da Mosela, a partir de 14h. No Centro, o bloco Tudo Errado Pra Dar Certo terá a concentração a partir de 11h na Rua Francisco Manuel, com saída às 15h em direção à Rua Montecaseros, passando pela Rua Roberto Silveira e dispersando na Praça 14 Bis. Ainda no Centro, a Praça Paulo Carneiro recebe o Carnaval da Rua Teresa, a partir de 13h. Já no Bairro Esperança quem anima o povo é o Academia Amigos do Samba, a partir de 18h, próximo ao ponto final do bairro.

No domingo, um tradicional grupo da cidade está retomando às atividades. Depois de uma apresentação nesta sexta-feira (02.01), o Acadêmicos do Indaiá, que está sendo reativado este ano, vai fazer a alegria dos foliões entre 19h e 23h, na Praça João Augusto Borba, no São Sebastião.

Mas o esquenta começa a partir de 16h. “O grupo está renascendo, depois de dois anos sem grandes eventos. Será um dia voltado para toda família curtir o Carnaval”, destaca o vice-presidente do bloco, José Roberto Assumpção.

Ainda no domingo, o Bloco do Urso estará em Cascatinha, na Praça José Ferreira Soares, a partir de 10h. No Morin, desfila o já tradicional Parada Obrigatória, com concentração a partir de 9h na Rua Deputado Euvaldo Lodi e saída às 11h30 pela Augusto Severo até o início da Pedro Ivo. No Centro Histórico, o bloco Boa Praça levará sua segunda edição da festa, a partir de 10h, para a Praça da Liberdade.

 

Confira a programação:

DIA BLOCO BAIRRO HORA
03/fev CARNAVAL DA RUA TERESA PÇA PAULO CARNEIR 13H
03/fev SÓ A NATA MOSELA 14H
03/fev TAMOJUNTO MANOEL TORRES 16H
03/fev TUDO ERRADO PRA DAR CERTO CENTRO 15-19H
03/fev AMIGOS DO SAMBA ESPERANÇA 18H
04/fev BLOCO DO URSO CASCATINHA 10H
04/fev BOA PRAÇA PÇA LIBERDADE 10-18H
04/fev PARADA OBRIGATÓRIA MORIN 11H30-14
04/fev TAMOJUNTO MOSELA 14-19H
04/fev ACADÊMICOS DO INDAIÁ SÃO SEBASTIÃO 19-23H