Ginástica e alongamento para adultos e idosos no Agita Petrópolis em Cascatinha

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Adultos e idosos de Cascatinha ganharam um novo estímulo para cuidar da saúde: as aulas de ginástica e alongamento do Agita Petrópolis começaram nesta terça-feira (19.02) no salão paroquial da Igreja Matriz. As atividades acontecem às segundas e quartas-feiras, de 8 às 10h. Os interessados em participar podem comparecer no local e horário da turma e fazer a inscrição ou procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro, para mais informações.

A meta da prefeitura é atender até 80 pessoas em Cascatinha. Acompanhados de um professor de educação física e de uma estagiária, um grupo de 20 adultos participou do primeiro dia de atividades e garantiram suas vagas no programa. Todos buscam mais qualidade de vida e bem-estar através da atividade física.

“A gente chega em uma idade em que é importante se manter ativo, se não, nada mais funciona”, afirma Norma Teixeira Quintão, de 78 anos, garantindo que encontra no esporte o melhor remédio para a saúde. “Eu me livro das dores nos braços e nos joelhos e me divirto bastante. É ótimo para minha saúde. Já estou chamando minhas amigas para se inscreverem e participarem também”, disse.

A aposentada Vera Lucia Borges, que mora na Vila de Cascatinha, comunicou aos vizinhos das aulas na Igreja e quer mais gente participando das aulas. “Avisei em casa para os filhos e também para as minhas amigas e vamos criar aqui um grupo forte e animado. Além da saúde, são novas amizades, a gente já se divertiu bastante neste primeiro dia”, contou.

Com a inclusão da turma em Cascatinha, o Agita Petrópolis continua sendo ampliado pela prefeitura. Neste ano, os bairros Contorno e Pedras Brancas também ganharam núcleos com atividades físicas gratuitas. Criado pela atual gestão para combater o sedentarismo e democratizar o acesso a prática de atividades físicas, o programa atende cerca de 1.200 pessoas regularmente em 15 bairros da cidade.

“Outro objetivo da nossa gestão é fomentar o esporte nas comunidades da cidade. A atividade física promove mais saúde e bem-estar, com um papel fundamental na prevenção e no tratamento da saúde. Até o final do ano, mais bairros serão atendidos pelo Agita Petrópolis”, garante o prefeito Bernardo Rossi.

O programa oferece de maneira gratuita aulas de ginástica, alongamento ou dança no Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Siméria e Contorno de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei acontecem na Fábrica do Saber.

“A ginástica para adultos e idosos contribuem no fortalecimento do sistema imunitário e digestivo, proporciona um coração e uma tensão arterial mais saudáveis, ossos mais fortes e resistentes. São inúmeros os benefícios para a saúde. Trabalhando dessa maneira, prevenimos uma série de doenças”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

Além do Agita Petrópolis, a prefeitura volta a realizar neste ano o Festival das Comunidades – programa itinerante pelas quadras comunitárias da cidade. O governo municipal também mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.