Foto: Gerard Giaume/Divulgação

Gilberto Gil completa 81 anos nesta segunda-feira (26)

Em toda carreira Gilberto Gil acumula 60 discos, 4 milhões de cópias vendidas, 9 prêmios Grammy
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, ex-ministro e escritor brasileiro, Gilberto Passos Gil Moreira, mais conhecido como Gilberto Gil, completou 81 anos nesta segunda-feira (26). Nascido em Salvador, na Bahia, o artista é famoso por incorporar a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana, funk, música disco e reggae.

Aos 18 anos de idade, Gilberto, inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som do rádio e pelas procissões na porta de casa, a carreira do músico começou no acordeon e no vibrafone.

Com o surgimento da bossa nova, Gil é influenciado pelos ritmos litorâneos e passa a se dedicar ao violão. Em seguida, os estudos são devotados a guitarra elétrica, que compõem suas obras até hoje.

O primeiro LP, “Louvação”, surgiu em 1967, ainda trazia em suas letras elementos regionais. No ano seguinte, o cantor grava “Gilberto Gil: Sua Música, Sua interpretação”, que traz quatro faixas compostas por Gil.

Ainda em 1967, na Universidade da Bahia, Gilberto conhece Caetano Veloso, apresentado pelo produtor musical Roberto Sant’Ana. Logo depois conhece as cantoras Maria Bethânia e Gal Costa.

Gil e Caetano foram os precursores do movimento da Tropicália, que passa a influenciar não só a música, mas também o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira. O movimento gera descontentamento da política vigente na época, no auge da Ditadura Militar, que considera as canções tropicalistas nocivas à sociedade por terem influências libertárias. Gil é exilado e passa a morar em Londres.

Gil ainda passou a integrar o cenário sócio político a partir de 2002, quando nomeado como Ministro da Cultura. Suas múltiplas atividades vêm sendo reconhecidas por várias nações, que já o nomearam como o “Artista da Paz” pela UNESCO em 1999 e “Embaixador da FAO”.

Em toda carreira Gilberto Gil acumula 60 discos, 4 milhões de cópias vendidas, 9 prêmios Grammy, além de ter sido coroado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito, em 1997, em 2021 também foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.