Geraldo Barros presidente da LPD comemora o ano de 2019 e projeta 2020

A direção da LPD começa 2020 se espelhando no que foi feito no ano anterior. Em 2019, a instituição promoveu pela primeira vez em Petrópolis a realização dos campeonatos municipais de Handebol, Vôlei e Fut-7 de Escolinhas, além do retorno da disputa do Futebol de Campo Master após oito anos sem competições oficiais.

O presidente da LPD, Geraldo Barros, comemora os feitos de 2019: “Conseguimos com a ajuda de todos os clubes e praticantes trazer novas modalidades para nossa Liga. Algumas inéditas, e que vieram para ficar e que há um tempo já havia um grande anseio para que elas fossem implantadas. Foi um ano de muito aprendizado, cada modalidade nos motiva a novos desafios e consequentemente novas amizades. Isso nos dá energia para continuar e tentar sempre melhorar a qualidade da gestão”.

O foco agora será programar as novas modalidades na categoria de base. “O Campeonato Fut-7 de Escolinhas foi um sucesso. Agora a meta é a introduzir a disputa do Handebol e do Vôlei na categoria de base, já que essas novas modalidades foram abraçadas no adulto”, disse Geraldo.

Além das novas modalidades disputadas, a LPD não deixou de lado os tradicionais campeonatos de Futsal e Futebol de Campo. As competições que sempre levam muita emoção e disputas acirradas, dentro das quadras e campos petropolitanos, não deixaram a desejar em 2019.

O Futsal e o Futebol de Campo contaram com a parceria da Prefeitura de Petrópolis, através da Superintendência de Esportes e Lazer em 2019, e a parceria segue para 2020. “Sabemos das dificuldades de orçamento da Superintendência de Esportes, mas eles não medirão esforços para que continue agraciando com a ajuda nas arbitragens das competições e nas categorias menores de futebol e futsal”.

No ano anterior, mais de 2.600 atletas foram inscritos nas competições organizadas pela Liga. Foram entregues mais de mil medalhas, com 20 equipes subindo ao lugar mais alto do pódio.

De 2019 ainda resta uma definição: O Campeonato Municipal de Futsal Sub-11 não teve um campeão. Isso porque o segundo jogo da final que começou a ser disputado no dia (23.12), foi interrompido aos 5 minutos do primeiro tempo, por causa da forte chuva que atingiu o Ginásio Belmiro José Santanna na hora da partida, deixando a quadra molhada. Em vista da preservação da integridade física dos atletas, a partida foi adiada e será disputada neste início de ano, com data e horário a serem definidos pelos clubes.

Como ainda resta essa definição, os vencedores do Troféu Eficiência, assim como os Relatórios de 2019 ainda não foram apresentados.

Vale destacar também a conquista do vice-campeonato da Seleção de Petrópolis Sub-17 de Futebol de Campo, coordenada pela LPD no Campeonato Regional de Seleções. O time comandado pelo técnico Marcelo Costa perdeu na final para a seleção de Guapimirim. Nas fases anteriores da competição, os garotos petropolitanos venceram as seleções de Cachoeira de Macacu e de Nova Friburgo.

E no fim do ano, a LPD realizou uma bela ação para terminar 2019.  A Liga promoveu em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Santa Tereza, a campanha de doação de sangue Liga Solidária, em conjunto com os clubes petropolitanos. O EC Cascatinha foi o campeão da campanha, que reuniu ao todo 50 doações, que ajudaram cerca de 200 pessoas. A ideia é transformar essa campanha cultural na cidade e no calendário da Liga Petropolitana de Desportos.

Para 2020, Geraldo projeta a inserção de novas modalidades e a manutenção das disputadas em 2019: “Todo e qualquer planejamento para inserção de novas modalidades são estudadas para que possam movimentar os clubes filiados e trazer mais saúde, diversão e entretenimento para os praticantes e esportistas do município. Com toda certeza traremos mais surpresas para esse ano na cidade”.

O planejamento para este ano já começou, e está prevista para os próximos dias uma reunião na sede da LPD para a apresentação do calendário de competições oficiais para 2020.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também