Galpão do Produtor Rural é sucesso na 30ª Expo Agropecuária

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O espaço exclusivo dentro do Parque Municipal em Itaipava para os produtores rurais da cidade, está fazendo sucesso entre os visitantes. O Galpão do Produtor Rural, tem cerca de 30 expositores com as mais diversas fabricações artesanais e naturais, além das informações sobre o turismo ecorural no município. O local reúne produções de cinco comunidades do município – Caxambú, Bonfim, Brejal, Taquaril e Jacó. O local fica aberto de 8h às 20h e funciona até domingo (05.05).

Quem visitar o espaço poderá experimentar iguarias como mel, geleias, compotas, hortaliças, antepastos, embutidos, doce de leite, caldo de cana, milho, biscoito artesanato, plantas todas produções frescas vindas das comunidades rurais da cidade. O espaço conta também locais de informações institucionais do Inea, Emater, GT Rural, Núcleo de Defesa Animal do Estado, além da presença do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que produzem em pequena quantidade.

“O Galpão é o espaço para os produtores rurais da cidade mostrarem e divulgarem suas produções. Precisamos valorizar nossos produtores e mostrar o que há de melhor nas comunidades rurais”, destacou o prefeito Bernardo Rossi. “É um setor que está em expansão e resgata a origem da Expo. Vamos inserir os nossos produtores no nosso calendário de eventos da cidade para fomentar a comunidade rural”, completou o secretário de Desenvolvimento, Marcelo Fiorini.

O objetivo do Galpão do Produtor Rural é levar uma pequena amostra do que é produzido em Petrópolis. O produtor de lúpulo, Bruno Marzulo, contou que o local é uma grande oportunidade. “Eu produzo lúpulo e isso é novo aqui na cidade, passei pelo processo experimental e hoje vejo que posso produzir aqui. O Galpão é uma oportunidade de divulgar meu produto que não serve só como ingrediente da cerveja, mas para gastronomia, cosméticos e medicamentos”, contou o produtor.

“Aqui na exposição conseguimos ganhar visibilidade do nosso trabalho, mostrando um pouquinho no Brejal, que é uma região bem rural e linda. Queremos fomentar a região para as pessoas saberem de onde vem os produtos que elas consomem. Nós somos retirantes urbanos”, contou o produtor Reinaldo Tenório que é arquiteto e veio morar com a esposa Sandra Loreiro no Brejal e se sentem realizados trabalhando na comunidade rural. O empreendimento do casal participa do Caminhos do Brejal, que faz parte do Turismo Rural que está sendo ampliado no município.

A 30ª Expo conta com exposições e campeonatos de cavalos de raça

Na área da agropecuária, a Expo conta com a exposição e campeonato de cavalos das raças Campolina e Pampa. São 108 animais vindos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, participando do evento, movimentando a festa, trazendo visitantes e aquecendo a economia local. Os cavalos são julgados pelos quesitos andamento – marchas, morfologia, harmonia e estilo.

“O nível da competição este ano está bem alto, estamos julgando as categorias e os melhores participarão da grande disputa. São cavalos de alto padrão e com qualidade”, contou o jurado João Augusto Varella, que veio de Cruzilhas no Sul de Minas Gerais para participar do evento com os cavalos. A grande final acontece neste sábado (04.05).

“Os visitantes podem adquirir os produtos rurais aquecendo a economia, sem falar nas exposições de cavalos que atraem criadores de todo Brasil”, destacou o secretário da Turispetro Marcelo Valente. “ A Expo está oferecendo várias atrações que estão alcançando o grande público. Tenho certeza que este ano o evento está ainda mais atrativo”, completou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio.

Fonte: Turispetro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.