Reprodução da internet / Facebook Fundo Brasil

Fundo Brasil lança edital para apoiar organizações que combatem o racismo

As 20 propostas selecionadas receberão até R$ 50 mil. Inscrições vão até 21 de setembro

O Fundo Brasil, em parceria com a Fundação Ford, a Open Society Foundations e o Instituto Ibirapitanga, acaba de lançar o edital “Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos”. As 20 organizações selecionadas receberão até R$ 50 mil para investimento em fortalecimento institucional, garantindo a sustentabilidade de seu trabalho pela promoção da equidade e da justiça racial. 

“Com este edital buscamos fortalecer o campo de luta antirracista no Brasil, fortalecendo movimentos, organizações, grupos e coletivos que atuam pelo enfrentamento do racismo por meio de ações diretas e cotidianas de promoção e defesa dos direitos da população negra”, afirma a superintendente do Fundo Brasil, Ana Valéria Araújo.

A sociedade brasileira vem aprofundando a compreensão de que o racismo está na base da desigualdade e dos conflitos sociais vividos pela população negra no país. Ações de enfrentamento ao racismo são construídas e realizadas todos os dias por ativistas e grupos de base. No entanto, este movimento tem enfrentado grandes desafios diante da ascensão de um conservadorismo que busca minimizar os efeitos da discriminação e deslegitimar o trabalho dos que defendem a democracia.

Neste momento, a pandemia de Covid-19 atinge de forma ainda mais aguda a população negra e aprofunda as desigualdades. “A sustentabilidade das organizações que atuam neste campo está em risco diante da crise econômica e política na qual o país se encontra. Os desafios do período pós-pandemia serão ainda maiores e colocam a todos nós o dever de lutar para que não sejam normalizadas as violências física, material e simbólica a que estão submetidos mulheres e homens negros”, declara Ana Valéria.

Confira o edital completo. As inscrições estão abertas até 21 de setembro e devem ser feitas online. 

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente o dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2007, o Fundo Brasil já apoiou mais de 550 projetos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também