Frente fria muda o tempo no estado do Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O mês de setembro já começou trazendo para os cariocas uma semana de tempo instável. A passagem de uma frente fria pelo Rio influenciará a queda de temperaturas, com a mínima podendo chegar a 10ºC na Região Serrana durante a quarta-feira e máxima de 30ºC no Rio, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O céu ficará predominantemente nublado, com chuva e ventos moderados a forte e as áreas mais afetadas serão a Região Serrana, Região Metropolitana e o Litoral Sul do estado. O meteorologista do Climatempo, João Luiz Martins Bastos, explica a mudança de tempo no Rio: “a frente fria vem da Região Sul do país. Ela se formou no alto mar do Sul e se deslocou no final dessa semana, chegando na altura do Rio de Janeiro na madrugada desse domingo.”
“A frente fria ainda segue em alto mar, o que causa um sistema de baixa pressão na costa do Rio”, informa. “Esse sistema causa mudança na circulação do vento, movimentando-o contra a costa do Rio. Com isso, aumenta a nebulosidade, umidade e as chuvas”.

Mas tem carioca que está feliz com a notícia, como é o caso da estudante de Biologia Maria Gabriela Loureiro, de 20 anos, que já estava à espera do frio depois de muito sofrer com o calor. “Sou completamente a favor já que o calor do Rio está insuportável, ainda mais para quem trabalha e precisa utilizar os transportes públicos, em que muitas das vezes o ar condicionado não dá vazão.

Porém, os cariocas não estão bem acostumados com temperaturas tão baixas como a que está prevista para essa semana. Iremos finalmente tirar do armário os nossos casacos de inverno!”, diz.Já a funcionária pública Érica Gutierrez, 27, está menos animada com a frente fria. “No Rio é difícil preferir o calor, porque é sempre demais. Mas o pior do frio acho que é levantar da cama”, brinca. “Terei que catar as minhas roupas térmicas”.Segundo o INMET, para hoje há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, mas isoladas, a partir da tarde, podendo vir acompanhadas de raios. Os ventos também estarão moderados, ocasionalmente fortes.

As temperaturas apresentaram declínio em relação a ontem, com mínima de 19°C e máxima de 31°C.Na segunda-feira, a chegada desta frente fria mantém o tempo instável, com ventos moderados e chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento do dia. No estado, a mínima será de 12ºC e a máxima 34ºC. Na capital, os números são de 15ºC e 25ºC, respectivamente.Já na terça-feira, as pancadas moderadas de chuva serão a partir da tarde, com raios e rajadas moderadas de vento. No Rio, a mínima está prevista para 10ºC e a máxima 35ºC. Para a capital, será 15ºC e 35ºC, respectivamente.Para quarta-feira, a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento.

Na Região Metropolitana, a previsão será de mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. Em todo o estado, as temperaturas serão de 10ºC e 30ºC.Na quinta-feira, o céu permanecerá encoberto e com chuvas isoladas. Para o Rio, a mínima será de 11ºC e máxima de 30ºC. Já na capital, teremos 14ºC e 22ºC, com rajadas de vento fracas a moderadas.

Fonte: ODIA

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.