A Prefeitura de Fortaleza recebeu, nesta sexta-feira (19/10), o prêmio de cidade mais inspiradora em compartilhamento de bicicletas do Brasil, durante a Oficina sobre Bicicletas Públicas e Compartilhadas, realizada no Rio de Janeiro. O prêmio é promovido pela Transporte Ativo, organização da sociedade civil que promove o uso da bicicleta como meio de transporte.

Participaram do evento técnicos e gestores de várias cidades que possuem sistemas de bicicletas compartilhadas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Vila Velha e Porto Alegre. Fortaleza foi premiada em reconhecimento ao sucesso da política cicloviária da Cidade, em especial o compartilhamento de bicicletas, que hoje engloba quatro sistemas: Bicicletar, Mini Bicicletar, Bicicleta Integrada e Bicicletar Corporativo.

Foram levados em conta os aspectos inovadores e inclusivos dos sistemas cearenses, apontados como inspiradores para outras cidades, como Niterói, que incluiu em seu plano de mobilidade requisitos de um sistema semelhante ao Bicicleta Integrada. “O prêmio constitui mais uma autenticação do avanço da ciclomobilidade compartilhada em Fortaleza, que continua em expansão, agora para novas regiões da Cidade”, destacou Luís Alberto Saboia, secretário executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, responsável pela execução do programa.

Ampliação
Na última quinta-feira (18/10), o prefeito Roberto Cláudio anunciou a ampliação do sistema Bicicletar em Fortaleza. A primeira etapa da expansão prevê que até fevereiro serão implantadas um total de 25 novas estações do sistema de bicicleta compartilhada em nove bairros do lado Oeste da Capital, o que significa 250 novas bicicletas para usuários dos bairros Centro, Moura Brasil, Jacarecanga, Pirambu, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Floresta e Barra do Ceará. Com isso, o Bicicletar amplia a área de abrangência do programa de compartilhamento de bicicletas em Fortaleza, beneficiando cerca de 250 mil pessoas nos nove bairros.

Novas bicicletas
As novas estações do Bicicletar, localizadas no eixo Oeste de Fortaleza, já contarão com um modelo mais moderno e eficiente, que está em implantação desde novembro de 2017. As novas bikes terão um design renovado, com o quadro mais reforçado, com um tubo único, fortalecendo sua estrutura e aumentando sua durabilidade, além de facilitar o uso, principalmente para mulheres, por ter um quadro rebaixado, e a cestinha também terá sua capacidade aumentada de 7 para 9 litros.

Fonte: Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)