Os clássicos do forró vão se misturar à cultura germânica nesta sexta-feira (06.07) com a apresentação da banda Rastapé, às 21h, dentro da programação da Jugendbauernfest. O segundo dia do primo mais novo da Bauernfest – que acontece no Parque Municipal, em Itaipava, até domingo (08.07) – ainda vai contar com transmissão do jogo Brasil X Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo, dança folclórica, concurso de chope a metro e DJ encerrando o evento. No fim de semana a festa continua. Para completar o cenário alemão, 14 barracas de comida típica e chope também fazem a alegria dos apaixonados pela cultura dos nossos colonos.

Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo mesclar atrações brasileiras atuais com a tradição germânica que tanto influencia a vida dos petropolitanos até hoje. É também uma estratégia para atrair os mais jovens para que valorizem e ajudem a preservar essa cultura. Essa mistura começa às 15h na sexta, com a transmissão da partida da seleção brasileira e as barracas já abertas. Mas a grande atração do dia será a banda de forró Rastapé.

Desde 1995, Seu Jorge (sanfona) já se apresentava com seus filhos Tico (cordas e arranjo) e Jorge filho (vocalista), em casas noturnas na Paraíba. Mas foi em 1999 que eles criaram a banda e, a partir daí, começaram a tocar em festas e eventos por todo Brasil. Em seu repertório estavam grandes clássicos do forró de Luíz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro entre outros e também algumas músicas de própria autoria. O tempo foi passando e a banda cada vez mais reconhecida, tendo tocado ao lado de grades nomes como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Entre os sucessos da banda está “Colo de Menina”, trilha da novela Filhas da Mãe, da Rede Globo. Atualmente a Banda Rastapé tem mais de 20 milhões de visualizações no Youtube e mais de 70 mil curtidas em sua página no Facebook. O grupo tem se apresentado em todos estados do país e até no exterior, inclusive em 2017 na China.

 “Estamos confiantes nessa mistura do atual com as tradições germânicas. Nessa roupagem nova, a festa não vai ter só musica alemã. Uma das heranças deixadas por nossos colonos foi a música. Então, independente de estilos, isso não deixa de ser um legado. Estamos trazendo atrações locais e nacionais, em uma versão mais moderna da Bauernfest, com o objetivo de atrair a juventude”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Radolfo.

Mas, claro, a tradição germânica não vai passar despercebida na programação. Além das comidas típicas e decoração especial com as cores da Alemanha, nesta sexta-feira, às 19h, o palco da festa será aberto com uma apresentação de dança folclórica alemã, abrindo o concurso de chope a metro, às 20h (para maiores de 18 anos). Logo após a Rastapé quem entra em cena, às 23h, é o DJ Vitor Ventura com o musico Bruno Guimarães no sax.

A festa continua até domingo com muita dança, apresentações musicais, concursos e Jogos Germânicos.