Guarda Civil, Polícia Militar e CPTrans vão utilizar o Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) e o ônibus de videomonitoamento como bases para o trabalho durante a Bauernfest, no fim de junho. Esse foi um dos pontos debatidos na primeira reunião de planejamento para atuação conjunta para a Festa do Colono Alemão, realizada no fim da tarde de segunda-feira (28.05) na sede do 15º GBM e que contou também com Bombeiros, Samu e Vigilância Sanitária. O Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) e a TuriPetro são os organizadores da principal festa da cidade.

Outros assuntos discutidos nesse encontro foram o mapeamento de rotas alternativas para veículos de emergência, alteração de vias (incluindo pontos de parada e inversões de mão) e a realização de testes operacionais para ajuste dos esquemas de segurança e trânsito para o evento – esse simulado está marcado para o dia 13 de junho.

“É fundamental que os órgãos envolvidos estejam em sintonia para que o trabalho dê certo e mais uma vez ofereça toda tranquilidade para a população e os visitantes aproveitarem as atrações da festa. Este será o primeiro evento em que o Ciop vai servir de base para o trabalho e que vai mostrar a importância desse equipamento para a cidade. Além disso, o ônibus será utilizado mais uma vez”, destaca o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

O número de homens que serão mobilizados por cada força de segurança será divulgado nas próximas semanas. A Guarda Civil também irá utilizar o canil para o patrulhamento preventivo e garantir a tranquilidade do público.

A CPTrans está montando o esquema de trânsito que será adotado para o período da festa (entre 22 de junho e 1º de julho), mas já definiu, por exemplo, que será feito acompanhamento de viaturas dos Bombeiros caso seja necessário o acionamento em caso de emergência. A medida vai contribuir para dar fluidez ao trânsito e permitir que o atendimento ocorra de forma mais rápida.

Os Bombeiros e a Vigilância Sanitária vão fazer orientação dos responsáveis pelas barracas sobre medidas de prevenção, como armazenamento correto de botijão de gás. Os moradores da Rua Alfredo Pachá, principal ponto da Bauern, também serão orientados sobre alternativas de acesso a residências e estabelecimentos. Além do Palácio de Cristal, a Praça da Liberdade será outro palco da festa.

Durante o evento e após a Bauern, todos os órgãos envolvidos no trabalho de segurança, trânsito ou atendimento de emergências vão se reunir na central de monitoramento para avaliar a realização dos serviços. A 29ª da Bauernfest vai acontecer este ano em horário estendido: todos os dias terão atrações a partir de 10h. O evento vai contar com 30 barracas, entre alimentação e bebidas, souvenir e fotografia e 10 barracas com artesanato local completam a estrutura.A expectativa é de que sejam consumidas 8 toneladas de salsichão e 130 mil litros de cerveja, além de outras comidas típicas alemãs.