Força feminina do Inea trabalha para combater crimes contra meio ambiente

As mulheres também estão presentes em outra atividade estratégica do Inea.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Elas estão sempre de prontidão e em campo para atuar em defesa do meio ambiente: é a força feminina do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ambiental do Estado do Rio de Janeiro, que trabalha para conservar a natureza e combater irregularidades ambientais.

Uma dessas mulheres guerreiras é a professora e jornalista Vania Maria Coelho da Silva Gomes, gestora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, localizada no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Ela entrou para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), hoje Inea, em 1997. À época, começou trabalhando em setores de fiscalização do órgão ambiental estadual.

As mulheres também estão presentes em outra atividade estratégica do Inea: as guada-parques. Atuam no atendimento ao público que visita as unidades de conservação, na prevenção e no combate a incêndios florestais, no resgate e manejo de fauna, em atividades de educação ambiental, dentre outras atribuições.

A guarda-parque Thais Schumacker trabalha na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima, na Região Serrana.

É só o telefone tocar na Gerência de Operações em Emergências Ambientais (Geopem) do Inea que a equipe (a maioria dos integrantes é mulher) entra em ação. Imediatamente, elas se deslocam para algum ponto do Estado do Rio, a fim de avaliar se aquele acidente, muitas vezes envolvendo produtos perigosos, pode impactar na natureza. A partir dessa checagem, elas definem as medidas a serem adotadas.

Elas também marcam presença no setor de fiscalização da Diretoria de Pós Licença (Dipos) do Inea: estão sempre em campo para fiscalizar se as empresas estão, de fato, cumprindo as condicionantes impostas pelas licenças ambientais emitidas pelo Inea; além de atuarem para checar denúncia de crimes ambientais.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.