Fixar idade mínima para aposentadoria é tida como prioridade por defensores da reforma da Previdência

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Hédio Júnior

 

Estabelecer uma idade mínima para que o trabalhador se aposente é quase uma unanimidade entre quem defende uma reforma do sistema previdenciário brasileiro. A proposta, que chegou a ser enviada para o Congresso no início do ano, mas que esbarrou na falta de consenso entre os parlamentares, chega a uma nova discussão, desta vez com vários ajustes.

Atualmente, a Previdência no Brasil não exige uma idade mínima para que trabalhadores possam requerer a aposentadoria. Vale o tempo de contribuição junto ao INSS. Isso possibilita que servidores públicos, como policiais, se aposentem já aos 50 anos. O que onera cada vez mais cedo a folha de pagamento das aposentadorias pelo governo.

 

Tramitação

O Palácio do Planalto costura com o relator da reforma na Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia, do PPS da Bahia, um texto que seja capaz de ser aprovado antes do recesso parlamentar. Pela nova proposta, estuda-se fixar a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

A intenção é fazer uma transição gradual dessa regra. Começaria em 53 anos para mulheres e 55 anos para homens. A partir de 2020, essa idade subiria, sendo um ano de idade a cada dois anos, até chegar a 65 anos para homens e 62 para mulheres.

“O Brasil é dos poucos países, eu falo meia dúzia de países, que não têm idade mínima para efeito de aposentadoria. Portanto, introduzir essa idade mínima universal para todos é um passo muito importante numa reforma de Previdência”, explica o Ministro da Previdência do governo Fernando Henrique, José Cechin.

O economista considera defasado o sistema vigente no Brasil, o que deixa o país atrasado e com mais problemas em relação ao resto do mundo.

A expectativa do governo é que a reforma da Previdência seja votada ainda este ano, ou seja, antes do recesso parlamentar de 23 de dezembro.

 

Fonte: Agência do Rádio Brasileiro | Foto em destaque: Deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), relator da Reforma da Previdência

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

1 comentário
  1. Franciane Diz

    Quero ver colocar idade mínima aos politicos que apos alguns anos de mandato se aposentam …. os gastos com a aposentadoria dos servidores publicos e monstruosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.