A equipe da Coordenadoria Técnica de Fiscalização (CTF), da Secretaria Municipal de Transportes, lacrou 48 ônibus da Viação Redentor, na Estrada do Gabinal, Zona Oeste, em nova operação nesta segunda-feira (16/7). A visita foi motivada por denúncias de que ônibus rodoviários lacrados na última ação, realizada na quarta-feira (11/07), estavam circulando novamente.

Durante a fiscalização, os agentes vistoriaram em torno de 60 coletivos. Ao todo, 48 ônibus rodoviários da empresa que integra o Consórcio Transcarioca foram lacrados. Destes, dez, que tiveram o lacre violado desde a última ação na garagem e não poderiam estar circulando, foram lacrados novamente. O procedimento correto é que o veículo lacrado só volte a realizar o transporte de passageiros após as irregularidades serem resolvidas e ser submetido a uma nova vistoria. Segundo os fiscais, os coletivos da viação foram retirados de circulação por estarem com a planta de carroceria em desacordo com a aprovada pela SMTR.

Na semana passada, diversos motivos levaram a CTF a retirar de circulação os 25 ônibus da empresa: licenciamento vencido, mau estado de conservação, sistema de segurança inoperante, dispositivo de acessibilidade com defeito, banco rasgado, letreiro com defeito e planta de carroceria em desacordo com a aprovada pela SMTR.

Além destas operações pontuais, as ações de fiscalização da Coordenadoria Técnica de Fiscalização seguem intensificadas por todo o município a fim de coibir irregularidades no transporte público.

Fonte: Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro

Crédito da foto: Divulgação / Ascom SMTR