Empresas de Petrópolis terão nova oportunidade para capacitar seus profissionais nos processos do mercado internacional.  A FIRJAN, em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), realizará a segunda edição do Programa de Capacitação em Comércio Exterior. As aulas serão realizadas na Representação Regional da FIRJAN/CIRJ em Petrópolis (Av. Dom Pedro I, 579 – Centro) em encontros semanais realizados de 12 de abril a 23 de julho de 2018.

O Programa fará uma imersão para que os profissionais que atuam em diferentes áreas da estrutura da empresa sejam capacitados em todas as práticas do comércio exterior, com especial atenção às questões operacionais e à análise documental, permitindo um entendimento sobre toda a cadeia comercial.

O curso é uma demanda do Grupo de Trabalho em Comércio Exterior e Logística, organizado pela Representação Regional Serrana da FIRJAN e, reúne empresas do município que atuam diretamente com o mercado internacional e debatem temas que afetam diariamente o processo de importação e exportação. Em 2017, 24 profissionais de 7 empresas foram capacitados.

O avanço de 26% nas exportações no ano passado, acima da média nacional, possibilitou que o estado do Rio obtivesse superávit recorde de US$ 10,6 bilhões, mais que o dobro do registrado em 2016. O resultado aponta uma alternativa para as empresas ampliarem suas vendas enquanto o mercado interno continua retraído.

Dessa vez, o treinamento vai cobrir todos os aspectos procedimentais e operacionais, com abordagem prática e estratégica e visão integrada de todo fluxo operacional, para atender às necessidades dos colaboradores que atuam em áreas distintas na estrutura das organizações. Assim, todo o grupo receberá conhecimentos sobre operações de importação/exportação, compras/pagamentos e logística/distribuição.

Serão 9 módulos (sendo um por semana) e um projeto complementar para simular o processo completo de exportação/importação: Classificação Fiscal de Mercadorias e Incoterms – Termos Internacionais de Comércio; Procedimentos e Rotinas na Importação e Exportação; Declaração Única de Exportação; Certificado de Origem e Ata Carnet; Análise e Preenchimento de Documentos na Exportação/Importação; Gestão Tributária e Regimes Aduaneiros; Seguro de Transporte Internacional de Cargas e Estratégia em Logística Internacional.

Os interessados podem obter informações sobre o conteúdo do Programa e valores e, realizar as inscrições pelo e-mail acessoamercado@firjan.com.br. As vagas são limitadas.

Fonte: Sistema FIRJAN