Fiocruz diz que vacina começará a ser produzida nas próximas semanas

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, anunciou, durante coletiva de imprensa neste sábado, que espera começar a produzir sua vacina contra covid-19 nas próximas semanas. Durante a cerimônia simbólica, a Fiocruz iniciou as primeiras imunizações. Os primeiros vacinados foram os infectologistas Estevão Portela e Margareth Dalcomo.

Doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford – e fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia – chegaram ao Rio na noite de sexta-feira. “Nós chegamos ontem bastante tarde aqui e começamos a ver um processo intenso de trabalho, que varou a madrugada e transcorreu durante a manhã. É muito emocionante fazer parte dessa história, ainda que saibamos que há muito trabalho por fazer”, disse Nísia.

Os imunizantes foram levados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde passaram por análises de segurança – uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vacinas também foram etiquetadas com informações em português e liberadas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribuí-las pelo país.

Fonte: ODIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Museus do estado propõem debate enquanto comemoram data especial

Programada para ocorrer a partir desta segunda-feira, dia 17, até domingo, dia 23, a 19ª Semana Nacional de Museus terá como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos espaços, sem esquecer o compromisso criativo com o presente.