Quando pensamos no que é preciso para atingir uma boa higiene bucal, a escovação é o primeiro fator que passa pela nossa cabeça. Apesar do fio dental levantar muitas dúvidas referentes ao seu processo de uso, a prática é essencial, uma vez que atinge espaços que as escovas comuns não conseguem alcançar, garantindo a eliminação da placa bacteriana e detritos de alimentos entre os dentes, além de prevenir cáries e evitar inflamação das gengivas.

“É importante reforçar que o fio ou fita dental é de extrema importância no cuidado bucal diário, pois ele complementa a escovação em lugares onde a escova não alcança”, afirma Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.

Abaixo, a especialista esclarece as dúvidas mais recorrentes sobre o assunto. Confira:

Fio dental antes ou após a escovação?

“A sequência para usar o fio dental não faz diferença, ou seja, ele pode ser usado tanto antes como após a escovação, contanto que remova a placa bacteriana e os resíduos de alimentos, deixando os dentes limpos e saudáveis”, explica Rosane.

Qual a maneira correta de usar?

Para a utilização correta, a dentista afirma que é necessário aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos. “Passe o fio entre os dentes e a linha da gengiva. Faça os movimentos com cuidado, a intenção é limpar e não machucar. Depois, passe-o ao redor do dente e deixe-o entrar cuidadosamente na linha da gengiva, cerca de 2 ou 3 mm. Quando acertar o local, passe o fio para cima e para baixo, alcançando todas as curvas de cada dente. A seguir, passe o fio para a frente e para trás, tirando a placa acumulada e os restos de comida. Quando acabar, tire o fio com cuidado.”

 Crianças precisam ter este hábito?

“Sim, é muito importante. É aconselhável que as crianças utilizem o fio dental não somente para limpeza entre os dentes, mas também para que criem o hábito de utiliza-lo sempre. Assim, na fase adulta, seguirão a rotina de limpeza mais naturalmente, acarretando em uma saúde bucal mais completa”, sugere a dentista. “Nada de entregar o fio na mão da criança e deixar que ela faça a higiene sozinha, é importante participar desse momento e orientá-la, para que não ocorra nenhum acidente. Por volta dos 7 a 8 anos as crianças estão atentas e com a destreza manual mais apurada e já podem começar a utilizar o fio sozinhas”.

 

Sobre a Odonto Empresas

A Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente conta com 550 mil beneficiários, 8.300  pontos de atendimento e mais de 29 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem-sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br