As finais de futsal e de handebol dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) acontecem sábado (22.09), no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no Caxambu. São 12 partidas, a partir das 9h, que definem os vencedores das duas modalidades em três categorias: sub-13, 15 e 18. As tabelas com os jogos e os horários da fase final de todos os esportes está disponível no site da prefeitura (www.petrópolis.rj.gov.br).

As duas modalidades reuniram cerca de 400 alunos na disputa dos jogos da fase final dos jogos estudantis. Foram realizadas 72 partidas em quatro locais: CIE, Fábrica do Saber, Serrano e Magnólia. O regulamento da competição prevê que oito equipes participem da etapa decisiva do JEUPs, sendo que apenas o futsal, no sub-18, contou com 12, devido a grande adesão das escolas participantes.

“Será um dia importante para a interação dos alunos em um momento de decisão dos jogos estudantis. Além disso, também é importante para o desenvolvimento técnico em cada modalidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembrando que a prefeitura trabalha para que mais escolas participem da competição no ano que vem.

“Cada vez mais as escolas estão aderindo a nossa proposta de inserir os jovens nas mais diversas modalidades esportivas. É importante para o desenvolvimento dos alunos que estejam praticando algum esporte no ambiente escolar. É uma maneira de prevenir doenças e garantir mais saúde e qualidade de vida”, disse Hingo.

Desde o ano passado, o governo municipal investe no crescimento dos jogos estudantis, abrindo mais espaços para que outros alunos participem das atividades. São 44 escolas inscritas no JEUPs, três a mais que em 2017, quando 41 disputaram os jogos. Em 2016, havia sido apenas 19 inscritos na competição. Umas das novidades para 2018 foi o retorno do atletismo, modalidade que não era oferecida desde 2014.

Ao todo são nove modalidades em disputa no JEUPs, sendo quatro coletivas: futebol de campo, futsal, basquete e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. A comissão organizadora, composta por professores das escolas participantes, está priorizando os jogos nos fins de semana, com o objetivo de garantir a presença dos pais nas partidas.

Tênis de mesa e xadrez na semana que vem

Na próxima segunda-feira (24.09) será a vez da disputa do tênis de mesa no CIE. As atividades começam às 13h, com as partidas na categoria sub-13, e seguem até 18h. O xadrez será disputado no dia seguinte, na Casa dos Conselhos, na Av. Koeler, 260 – Centro, começando também às 13h.