O Palácio de Cristal vai ficar movimentado durante todo o fim de semana, com as atrações da Serra Serata começando já pela manhã, tanto no sábado (22.09) quanto no domingo (23.09), encerramento da festa. Na programação, entre os destaques estão apresentações de música, como os tributos a Eros Ramazzotti e Laura Pausini, além de dança folclórica, teatro, contação de história, entre outras. Com entrada gratuita, a festa ainda conta com barracas de alimentação, com o melhor da culinária típica da Itália, e artesanato.

Com 115 mil descendentes de italiano na cidade, Petrópolis homenageia a alegria desse povo com a 9ª edição da Serra Serata.  Neste sábado, a festa abre às 10h e a programação começa a partir das 11h, com uma atividade voltada para as crianças: a contação de história infantil “Verso e Viola”. Mais tarde, às 14h, tem teatro: “O Reino – Comedia Dell´arte”. Logo depois, o público poderá conferir uma apresentação da Orquestra Ação Social pela Música, às 17h.

No domingo, pra encerrar o evento, a festa também começa às 10h, e a Banda 1º de Setembro abre a programação do dia às 11h. Em seguida, a partir de 14h, tem dança folclórica com os grupos Rheiland Pfalz e Petrópolis Danças Folclóricas. Às 17h, a banda A Rebelião sobe ao palco para fazer um tributo a Eros Ramazzotti. Quem encerra a noite é Cristiano Gavioli e Bebel Nunes, com um Tributo a Laura Pausini, às 19h. Nos dois dias, um gondoleiro fica nos jardins do Palácio para fazer o público entrar no clima da Itália.

“A música e a gastronomia são algumas das características mais marcantes da cultura italiana e, por isso, são o ponto forte do evento. Esperamos que o público compareça no fim de semana e que aproveite toda a programação e as delícias da culinária típica”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que promove a festa junto com a Turispetro e a Casa D’Italia Anita Garibaldi.

As barracas abrem de 10h a meia noite no sábado, e de 10h às 22h no domingo. Massas, nhoques, com os mais diversos molhos, pizzas, além de tradicionais sobremesas, como o cannoli e o tiramisú, entre outras, tem feito sucesso entre o público.