Filmes realizados com crianças do Independência no projeto “Cine Pagu na Escola” estão disponíveis gratuitamente no Youtube até 10 de março

O curta “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira” vem fazendo uma bela carreira em festivais nacionais e internacionais de cinema, tendo recebido alguns prêmios, como melhor filme na categoria Júri Popular no 18º Festival Internacional de Cinema Infantil e melhor direção no 5º Festival Curta Canedo.

O cinema é um grande aliado no processo educacional. Sua inserção no contexto escolar amplia o repertório cultural, social e artístico, transformando a realidade de diversas crianças e jovens. Um exemplo disso é o Cine Pagu na Escola, realizado em 2019 no Centro Educacional Comunidade São Jorge em Petrópolis. O projeto oportunizou uma formação básica em audiovisual para 43 estudantes de 8 a 14 anos e se engajou no contexto social desses alunos, com o objetivo de entender suas dores e sonhos, para transformá-los em filme. Foram meses de oficinas de linguagem, roteiro, fotografia, cenografia e filmagem com profissionais do audiovisual e da pedagogia. O resultado foi o curta-metragem “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, primeiro filme da produtora Engenhoca Filmes, que teve o roteiro desenvolvido a partir da visão das crianças sobre o maior problema que detectam no bairro: o lixo. O curta vem fazendo uma bela carreira em festivais nacionais e internacionais de cinema, tendo recebido alguns prêmios, como melhor filme na categoria Júri Popular no 18º Festival Internacional de Cinema Infantil e melhor direção no 5º Festival Curta Canedo.

A partir dessa experiência, a produtora realizou seu segundo filme, o documentário “Matéria de Cinema”, roteirizado e dirigido por Beatriz Ohana, também diretora do curta. Através de imagens de todo o processo e relatos da equipe e das crianças participantes, o documentário apresenta todo o projeto Cine Pagu na Escola, buscando incentivar a relação do audiovisual com a educação pública, estimulando um cinema que fala sobre diversas realidades, através do olhar de crianças e jovens.

Para que os filmes fiquem acessíveis ao grande público, a produtora resolveu disponibilizá-los de forma online e gratuita por tempo limitado. Ambos os filmes estão disponíveis no canal da Engenhoca Filmes no Youtube até o dia 10 de março.

Além disso, através do site oficial do Cine Pagu, é possível que educadores e cineclubistas de todo o Brasil marquem sessões dos filmes. Basta acessar cinepagu.com.br e entrar na aba “marcar sessão”, que 72 horas antes da data agendada o responsável pela exibição irá receber os filmes para download acompanhados de um material de apoio para realização de sessões com crianças e jovens.

SERVIÇO

Filmes disponíveis de 23/02 a 10/03 no Canal da Engenhoca Filmes no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCGMSRqSld071D9u5tRd0bxg

Para mais informações, acesse as redes sociais do Cine Pagu:

Facebook: https://www.facebook.com/pagucine
Instagram: https://instagram.com/cine.pagu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também