Festival online vai apresentar grupos de forró de Petrópolis em shows ao vivo

Os domingos de fevereiro serão embalados pelo bom forró pé-de-serra de oito dos principais grupos musicais que atuam com ênfase no forró e nas demais vertentes da música tradicional nordestina em Petrópolis, em shows ao vivo transmitidos online. O festival “Saudade, festa junina” vai acontecer todos os domingos do mês de fevereiro (dias 07, 14, 21 e 28), das 11h às 13h30, com transmissão ao vivo através do Youtube. Toda a programação é gratuita, com classificação livre e acessível a deficientes auditivos.

A programação completa vai contar com shows de Tati Veras, Os Improváveis, Trio Rapacuia, Ziriguidó, George Marley, Tribo de Gonzaga, Trio Dona Flô e Mará e seu Tarrabufado Musical.

A estreia da programação será no próximo domingo, 07 de fevereiro, com apresentações de Tati Veras e Os Improváveis. Tati Veras é cantora de reconhecimento nacional como vocalista do “Raiz do Sana”, um dos mais conceituados grupos de forró do Brasil. Dona de uma voz extasiante e muita presença, neste show ela vem acompanhada de trio e apresenta repertório de artistas consagrados como Marinês, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, além de canções do Raiz do Sana. A banda “Os Improváveis” investe em uma proposta pluralista, misturando tradição e contemporaneidade, com participação especial de Beto Argolo e repertório que inclui composições autorais, releituras e grandes clássicos do forró.

Nos intervalos, o público vai desfrutar de toda a versatilidade do compositor, poeta e multi-instrumentista Rodrigo Sestrem, que propõe videoperformances com elementos da cultura nordestina, desde canções típicas dos festejos juninos, como xotes, côcos, baiões, passando por instrumentos tradicionais da cultura popular, como a rabeca e o pífano, chegando à riqueza da poesia da literatura de Cordel.

“No dia de São João do ano passado, auge da primeira onda de Covid, convidei os parceiros de forró de Petrópolis para um encontro virtual, cada um de sua casa, pensando em não deixar a data passar em branco. Agora, o projeto ‘Saudade, Festa Junina’ vai realizar o encontro dos mesmos grupos que participaram da ‘live’, mas desta vez com apresentações e bandas completas, em transmissão de alta qualidade, fácil acesso ao público, segurança sanitária e, finalmente – depois de tanto tempo afetados pela pandemia – recebendo merecido cachê e apresentando o trabalho que fazem com primazia. Esperamos que todo o público possa curtir um bom forrozinho nas próximas manhãs de domingo”, completou a coordenadora do projeto, Suzane Werdt.

Todas as apresentações musicais serão acompanhadas de tradução simultânea em Libras.

O link para acesso às transmissões é: bit.ly/saudadefestajunina

O projeto tem o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Petrópolis e é patrocinado pela Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também