Festival online apresenta mulheres artistas de Petrópolis em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Transmissão será no Youtube e conta com diversas atrações culturais.

Dedicado a divulgar e valorizar a produção artística de mulheres atuantes na cidade de Petrópolis, o projeto ENCONTRA vai oferecer uma programação gratuita online de artes integradas, com música, teatro, circo, artes visuais, audiovisual e poesia. Gravado no Teatro Café Concerto do Sesc Quitandinha, o evento vai ao ar nos dias 06 e 07 de março, no Youtube, a partir das 17h.

Com uma lista ampla e diversificada de atrações, o público terá acesso a espetáculos e ações culturais desenvolvidas e/ou protagonizadas por artistas mulheres atuantes na cidade.

Nas artes cênicas, as atrizes Renata Alves, Rose Assis e Luiza Alves do grupo Teatro Circense Andança, apresentam o espetáculo “O Chamado das Pedras”, inspirado na vida e obra de Cora Coralina. A atriz Regina Guimarães estará em cena ao lado de sua filha, Mabi Ferreira, com uma emocionante performance poético-musical que traz à luz da reflexão, situações de vulnerabilidade vividas por mulheres. As Palhaças Cucaracha e Theobalda apresentam uma intervenção irreverente e lúdica, que versa sobre a sororidade.

Na música, a programação começa com homenagem ao centenário da divina Elizeth Cardoso, na voz da cantora Kika Notini. O espetáculo “Samba de Obá” traz a intérprete Mayara Ferreira acompanhada do grupo Sussuarana, em uma bela roda de samba. O grupo Pipoca Moderna toca um apanhado de canções representativas das festas tradicionais da cultura ancestral brasileira. A violinista Frida Maurine homenageia cantores e compositores negros em apresentação instrumental solo. A dupla Duas em Ponto apresenta pocket show com nove músicas autorais. A cantora Naraiane Cordeiro, à frente da banda The Immigrants, apresenta espetáculo cantando as mulheres no rock clássico. E para finalizar as atrações musicais, a Banda Pagu homenageia a rainha do rock nacional, Rita Lee.

Representando a cultura de rua, a poeta e slammer Brenda Lima traz o espetáculo En-Cantos Ancestrais. Nos intervalos, a DJ Tha Redig apresenta uma seleção de mulheres do cenário nacional de todos os tempos, principalmente no côco, carimbó e ijexá.

Representando o audiovisual, uma seleção de cinco curtas-metragens independentes realizados por mulheres da região de Petrópolis com curadoria assinada pela pesquisadora Aline Castella. Por fim, a artista Rane Bessa apresenta a videoarte “Tempo Água”, criada a partir do encontro entre a estética da artista e a poética de Clarice Lispector.

Visando maior acessibilidade, o ENCONTRA terá tradução simultânea em libras durante todas as apresentações.

“O ENCONTRA tem como objetivos informar, incentivar e valorizar os direitos e deveres da mulher na sociedade. Ser um encontro onde as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas, um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e reconhecer seus avanços, além de renovar energias para continuar a avançar”, declara a coordenadora do projeto, Kika Notini.

O projeto tem o apoio do Sesc Rio e é patrocinado pela Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro.

Confira a programação completa:

Sábado, 06 de março
Palhaças Cucaracha e Theobalda
Homenagem a Elizeth Cardoso com Kika Notini
Banda Pipoca Moderna
Intervenção “En-Cantos Ancestrais” com Brenda Lima
Banda The Immigrants
Videoarte “Tempo Água” de Rane Bessa
Curtas: “#8M” de Mariana Rocha; “Se o Mar Chegar Aqui” de Mariana Medeiros; “Mulheres de Pedra” de Fernanda Almeida.
DJ Tha Redig
Apresentação: Mariana Medeiros

Domingo, 07 de março
Duo Duas em Ponto
Espetáculo “Caminho das Pedras” com Teatro Circense Andança
Performance  N Ø S  com Regina Guimarães e Mabi Ferreira
“Samba de Obá” com Mayara Ferreira e Grupo Sussuarana
Frida Maurine
Banda Pagu
Curtas: “Ogan Bangbala: Toque de Aquarela” de Ilana Patterman Brasil; “A Bailarina da Ponte” de Diana Iliescu; “A Lenda de Fundação” de Diana Iliescu.
DJ Tha Redig
Apresentação: Mariana Medeiros

Serviço:
Projeto Encontra
06 e 07 de março de 2021, a partir das 17h
Transmissão no Youtube: bit.ly/encontra2021
Classificação 12 anos
Evento gratuito
www.instagram.com/projetoencontra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também