Festival online apresenta mulheres artistas de Petrópolis em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Transmissão será no Youtube e conta com diversas atrações culturais.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Dedicado a divulgar e valorizar a produção artística de mulheres atuantes na cidade de Petrópolis, o projeto ENCONTRA vai oferecer uma programação gratuita online de artes integradas, com música, teatro, circo, artes visuais, audiovisual e poesia. Gravado no Teatro Café Concerto do Sesc Quitandinha, o evento vai ao ar nos dias 06 e 07 de março, no Youtube, a partir das 17h.

Com uma lista ampla e diversificada de atrações, o público terá acesso a espetáculos e ações culturais desenvolvidas e/ou protagonizadas por artistas mulheres atuantes na cidade.

Nas artes cênicas, as atrizes Renata Alves, Rose Assis e Luiza Alves do grupo Teatro Circense Andança, apresentam o espetáculo “O Chamado das Pedras”, inspirado na vida e obra de Cora Coralina. A atriz Regina Guimarães estará em cena ao lado de sua filha, Mabi Ferreira, com uma emocionante performance poético-musical que traz à luz da reflexão, situações de vulnerabilidade vividas por mulheres. As Palhaças Cucaracha e Theobalda apresentam uma intervenção irreverente e lúdica, que versa sobre a sororidade.

Na música, a programação começa com homenagem ao centenário da divina Elizeth Cardoso, na voz da cantora Kika Notini. O espetáculo “Samba de Obá” traz a intérprete Mayara Ferreira acompanhada do grupo Sussuarana, em uma bela roda de samba. O grupo Pipoca Moderna toca um apanhado de canções representativas das festas tradicionais da cultura ancestral brasileira. A violinista Frida Maurine homenageia cantores e compositores negros em apresentação instrumental solo. A dupla Duas em Ponto apresenta pocket show com nove músicas autorais. A cantora Naraiane Cordeiro, à frente da banda The Immigrants, apresenta espetáculo cantando as mulheres no rock clássico. E para finalizar as atrações musicais, a Banda Pagu homenageia a rainha do rock nacional, Rita Lee.

Representando a cultura de rua, a poeta e slammer Brenda Lima traz o espetáculo En-Cantos Ancestrais. Nos intervalos, a DJ Tha Redig apresenta uma seleção de mulheres do cenário nacional de todos os tempos, principalmente no côco, carimbó e ijexá.

Representando o audiovisual, uma seleção de cinco curtas-metragens independentes realizados por mulheres da região de Petrópolis com curadoria assinada pela pesquisadora Aline Castella. Por fim, a artista Rane Bessa apresenta a videoarte “Tempo Água”, criada a partir do encontro entre a estética da artista e a poética de Clarice Lispector.

Visando maior acessibilidade, o ENCONTRA terá tradução simultânea em libras durante todas as apresentações.

“O ENCONTRA tem como objetivos informar, incentivar e valorizar os direitos e deveres da mulher na sociedade. Ser um encontro onde as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas, um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e reconhecer seus avanços, além de renovar energias para continuar a avançar”, declara a coordenadora do projeto, Kika Notini.

O projeto tem o apoio do Sesc Rio e é patrocinado pela Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro.

Confira a programação completa:

Sábado, 06 de março
Palhaças Cucaracha e Theobalda
Homenagem a Elizeth Cardoso com Kika Notini
Banda Pipoca Moderna
Intervenção “En-Cantos Ancestrais” com Brenda Lima
Banda The Immigrants
Videoarte “Tempo Água” de Rane Bessa
Curtas: “#8M” de Mariana Rocha; “Se o Mar Chegar Aqui” de Mariana Medeiros; “Mulheres de Pedra” de Fernanda Almeida.
DJ Tha Redig
Apresentação: Mariana Medeiros

Domingo, 07 de março
Duo Duas em Ponto
Espetáculo “Caminho das Pedras” com Teatro Circense Andança
Performance  N Ø S  com Regina Guimarães e Mabi Ferreira
“Samba de Obá” com Mayara Ferreira e Grupo Sussuarana
Frida Maurine
Banda Pagu
Curtas: “Ogan Bangbala: Toque de Aquarela” de Ilana Patterman Brasil; “A Bailarina da Ponte” de Diana Iliescu; “A Lenda de Fundação” de Diana Iliescu.
DJ Tha Redig
Apresentação: Mariana Medeiros

Serviço:
Projeto Encontra
06 e 07 de março de 2021, a partir das 17h
Transmissão no Youtube: bit.ly/encontra2021
Classificação 12 anos
Evento gratuito
www.instagram.com/projetoencontra

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Maligno e A Casa Sombria estreiam nesta quinta-feira na Rede Cinemaxx Petrópolis

Tomar a vacina contra a Covid-19 é uma demonstração de amor e cuidado consigo e com o próximo. Para incentivar, cada vez mais, as pessoas a se vacinarem, a Rede Cinemaxx traz promoções especiais. Quem apresentar a carteira de vacinação, na bilheteria de qualquer uma das unidades da Rede Cinemaxx, comprovando que tomou uma ou duas doses da vacina, vai ganhar um presente especial do Cinemaxx.

Comentários estão fechados.