Festival Internacional de Corais realiza sua segunda edição, desta vez online

Serão mais de dez grupos por dia, mostrando a riqueza e a diversidade do canto coral no Brasil, através de suas mais variadas formações,
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A segunda edição do FIC Petrópolis –Festival Internacional de Corais online 2021 acontece neste final de semana, de 13 a 16 de março, às 20h, no canal do festival no Youtube, gratuitamente. Serão mais de dez grupos por dia, mostrando a riqueza e a diversidade do canto coral no Brasil, através de suas mais variadas formações, além da participação do “Tinkuy” Ensemble Vocal, da Colômbia, e dos Meninos Cantores do Município da Trofa, de Portugal.

 Serão 50 exibições nos quatro dias de festival, com vídeos gravados durante o período de isolamento no formato mosaico.” O FIC este ano vem sedimentar um trabalho de evolução que rompe barreiras e só traz orgulho à cidade que hoje ostenta o título de Capital Estadual do Canto Coral” –destaca o maestro Leonardo Randolfo, diretor do festival.

Amanda Coelho, presidente do Instituto Movarte, que realiza o evento, lembra que “a importância do FIC se dá não só pela relevância do canto coral, parte da história de Petrópolis, mas por sua enorme capacidade de fomento cultural”. A segunda edição é apresentada pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Veja a programação por dia, independente da ordem de apresentação:

Dia 13 – Amantes da Música- Niterói/RJ- Reg.Fátima Mendonça/ formado por profissionais liberais, estudantes, empresários e músicos; Coro Caleb PIB- Petrópolis/RJ- Reg.Glaucia Rangel/ criado na I Igreja Batista de Petróp. em 1994 para a liturgia da igreja, tem em seu currículo peças eruditas como “The Young Messiah”; Coral dos Canarinhos de Petrópolis- Petrópolis/RJ- Reg.Marco Lischt/ coro de meninos mais antigo do Brasil criado há 78 anos, com longa trajetória de turnês e festivais; Coral Cantabile- Guarulhos/SP- Reg.Eli Gonçalves/ com 34 anos de atividades, repertório com ênfase na música folclórica e popular; Coro da Cidade de Santo André- Santo André/SP- Reg.Roberto Ondei/ criado em 2008 apresentou-se com a Sinfônica de S. André, a Filarmônica Bachiana SESI e a Filarmônica de S. Catarina em eventos pelo Brasil; Coral COCAMAR- Maringá/PR- Reg.Waldemar de Moura/  criado em 1999 na empresa do mesmo nome, é um proj. social que cresceu com participação em festivais locais e internacionais; Expresso 25- Porto Alegre/RS- Reg.Pablo Roballo/ com 56 anos de estrada fez turnês à Europa, América Latina e Brasil, e possui registro do trabalho em  CDs e DVD; Coral Fröhlich Sänger- Santa Cruz do Sul/RS- Reg.Celi Durante; Grupo Vocal Gogó à Brasileira- Curitiba/PR- Reg.Anderson Nascimento/criado em 2000, trabalha repertório representativo da MPB; Coral da PUCRS- Porto Alegre/RS-Reg.Marcio Buzatto/ com mais de 5 décadas de história, apresentou-se com Milton Nascimento, Paulinho da Viola, entre outros, interpretando repertório eclético junto a grandes orquestras; “Tinkuy” Ensemble Vocal- Bogotá/Colômbia- Reg.Yolmer Ramírez/ atua desde 2011 com repertório entre o sagrado e o profano, em montagens de grandes peças musicais; Coral da Universidade FUMEC- Belo Horizonte/MG- Reg.João de Souza/ criado há 22 anos, formado por alunos, prof., pais e funcionários, apresenta-se pelo Estado de Minas, em festivais com MPB e música erudita; Coral Unimed Campinas- Campinas/SP- Reg.Hipólito Ribas/ criado em 2003 formado por funcionários, médicos e comunidade, apresenta-se em eventos culturais e instituições.

Dia 14 – Grupo Cantare- Itaúma/MG- Reg.Juliana Lima/ criado em 2018 com repertório de árias e óperas, musicais e trilhas de filmes, combina atuação musical, corporal e cênica; Coro da Cidade de Santo André- Santo André/SP- Reg.Roberto Ondei/criado em 2008, apresentou-se com a Sinfônica de S. André, Filarmônica Bachiana SESI e Filarmônica de S. Catarina em eventos pelo Brasil; Dó Ré Mi- Petrópolis/RJ- Reg.Leonardo Randolfo/ com 18 anos de estrada, apresenta trabalho performático, desenvolvendo variadas competências de crianças e jovens; Grupo Vocal Almanaque- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Celso Branco/ com repertório multifacetado em arranjos a 4 vozes, participa de festivais e encontros de coros no Rio de Janeiro; Coro Juvenil da UNIRIO- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Julio Moretzsohn/ repertório diversificado com ênfase na música folclórica e erudita, apresentou-se em museus, teatros, salas e igrejas; Meninos Cantores do Município da Trofa- Trofa/Portugal- Reg.Antónia Serra/ criado em 1999 fez concertos em comemoração ao Ano de Portugal no Brasil em 2013, em Petrópolis e Rio de Janeiro, além de participação em programas de TV em Portugal e África; Coral de Meninas de Bom Princípio- Bom Princípio/RS- Reg.Márcio Buzatto/ criado em 2000, fez turnês pelo país, além de Argentina e Paraguai, com repertório de música sacra, gaúcha, pop, rock, MPB, e atuou junto à Sinfônica Villa-Lobos e Orquestra de Sopros N. Hamburgo; Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis – Petrópolis/RJ- Reg.Marcelo Vizani/ criado em 1988, pertence ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e desenvolve repertório sacro, folclórico e popular; Coral Pró Tempore- Petrópolis/RJ- Reg.Paulo Afonso Fº/ projeto do Instituto de Cultura para a melhor idade criado em 2000, com repertório do samba de raiz ao erudito; Coral SEFAZ – Secretaria de Fazenda do RS- Porto Alegre/RS- Reg.Giovani Costa/ criado em 2015 com servidores, familiares e amigos da Fazenda, canta música popular e folclore gaúcho, promovendo o amor à arte e ao canto; Coral Sétima Voz- Reg.Jacqueline Sidney/ criado em 2005, formado por servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho, dedica-se ao cancioneiro nordestino e Coral Vozes da Justiça- Fortaleza/CE- Reg.Jacqueline Sidney/ criado em 2008, com funcionários do Sind. dos Serv. Just. Eleitoral e Sind. do Tribunal Just. Federal do CE, objetivo de interação social; Coro Tramontina- Farroupilha/RS- Reg.Pablo Roballo/ funcionários, familiares e amigos da empresa encontram descontração para expressar-se musicalmente com música pop, italiana, sacra e folclórica.

Dia 15– Coral Espírita Unificação- Recife/PE- Reg.Alesson Queiroz/ fundado em 2015, apresenta-se em igrejas, eventos culturais e instituições, cantando o amor com objetivo de acolher todos os credos religiosos; Coral Laus Deo do Colégio de Aplicação da UCP- Petrópolis/RJ- Reg.Marcelo Vizani/ criado em 1990, misto com jovens de 12 a 17 anos, atua em eventos pelo Brasil, com turnê em Minas Gerais, sendo o primeiro coral a se apresentar na Disney em 1997; Coral Masculino de Bom Princípio- Bom Princípio/RS- Reg.Martins Altevogt/ fundado em 1993, cultua as tradições dos imigrantes alemães com apresentações no Brasil, América e Europa; Coral Moisés Kawa- Niterói/RJ- Reg.Fátima Mendonça/ criado na década de 1950 para propagar a cultura judaica, canta em hebraico, ídiche e outros idiomas, além de música popular em eventos nacionais e internacionais; Coral de Petrópolis- Petrópolis/RJ- Reg.Rodrigo d´Ávila/ criado em 1989 com repertório do erudito ao popular, participa de eventos diversos em Petrópolis, Rio de Janeiro e fez turnê ao Chile; “Tinkuy” Ensemble Vocal- Bogotá/Colômbia- Reg.Yolmer Ramírez/ atua desde 2011 com repertório diverso entre o sagrado e o profano, realizando montagens de grandes peças musicais; Coral União- Estância Velha/RS- Reg.Martin Altevogt/ coro da Sociedade de Canto União Estância Velha, com 126 anos, criado por imigrantes alemães; Coral da Univ. Est. de Sta Catarina- Joinville/SC- Reg.Anderson Nascimento/ fundado em 2016 para criar movimento musical no Centro de Ciências Tecnológicas para professores, funcionários, alunos e comunidade; Coral da URI Erechim- Erechim/RS- Reg.Márcio Buzatto/ pertence à Assoc. C. Universidade de Erechim, feminino, criado há 40 anos, apresenta-se em festivais e solenidades, além de realizar o Festival de Coros do Norte Gaúcho; Grupo Vocal Madrigueiros- S. Paulo/SP- Reg.Solange Assumpção/ criado há 10 anos para pesquisa e desenvolvimento da bagagem musical dos cantores, por meio da associação de linguagens como literatura e dramaturgia; Vocal Onix Nações- Goiânia/GO- Reg.Paulo Motta/ criado em 2007 na Igreja Batista, apresentou-se em encontros de coros em S. Paulo, Minas e Goiás; Grupo Vocal Umas e Outras- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Celso Branco/ criado há 4 anos para releitura de músicas eruditas, com  modificação de ritmos e letras acrescidas, participando de encontros, festivais e saraus; Grupo Vocal Tupandi- Tupandi/RS- Reg.Márcio Orth/ criado em 2002, apresenta-se em eventos culturais e religiosos com objetivo de propagar a arte do canto.

Dia 16– Coral Cantares APVE-EMBRAER- S. José dos Campos/RS- Reg.Marcio Faria/ criado em 2001 pela Assoc. dos Pioneiros e Veteranos com participação em eventos diversos nos estados de SP e MG; Coro da Cidade de Santo André- Santo André/SP- Reg.Roberto Ondei/ criado em 2008 apresentou-se com a Sinfônica de S. André, Filarmônica Bachiana SESI e Filarmônica de S. Catarina em eventos pelo Brasil; Coral Cidade do Sol- Macaé/RJ- Reg.Wilson Souza/ criado em 2019 com coralistas egressos de extintos de coros da Petrobrás; Coral da Engenharia da UFMG- Belo Horizonte/MG- Reg.Carlos Morais/ criado em 2016 com alunos, professores, servidores e comunidade, conta com festivais de música, espetáculos e solenidades no currículo; Coral Ítalo-Brasileiro- Porto Alegre/RS- Reg.Márcio Buzatto/ atua na valorização da cultura italiana apresentando-se em festivais, solenidades e concertos, com registro em CDs de canções italianas e de Natal; Coral Luiz de Queiroz- Piracicaba/SP- Reg.Cíntia Pinotti/ formado por alunos e servidores da Escola Superior de Agricultura da USP, participa de encontros de corais em BH, sendo o anfitrião do Encontro de Corais Luzes & Vozes; Coral Municipal de Teutônia- Teutônia/RS- Reg.Martin Altevogt/ criado em 1985 com intuito de divulgar o canto coral, participa de eventos sociais,  religiosos e encontros de corais no RS; Coro da Primeira Igreja Batista- Petrópolis/RJ- Reg.Glaucia Rangel/ fundado em 1925, participa da liturgia  da igreja, do Natal Imperial e do encontro de coros evangélicos Eclesia Cantat; Coral da UCP- Petrópolis/RJ- Reg.Antônio Gastão/ criado em 1976 dedica-se à música sacra com repertório eclético, atuou com orquestras como a Sinfônica Brasileira e Petrobrás Sinfônica; Grupo Vocal Rio Antigo- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Celso Branco/ trabalho de reinterpretação de músicas das déc. de 1910 a 1950, também se dedica à recuperação de grupos das déc. de 1930 a 1950, como Bando da Lua, Quatro Ases e outros; Grupo Vocal Paraná em Canto- Curitiba/PR- Reg.Anderson Nascimento/ criado em 2008, atualmente trabalha com repertório sobre a história da música popular; Coral Vozes do Vagão- Santa Maria/RS- Reg.Matheus Lameira/ criado em 2010 no Colégio Militar de Sta. Maria a fim de desenvolver atividades musicais com os alunos, seu nome se origina do símbolo do colégio, o vagão de trem.

Fonte: Ascom FIC

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.