Foto: Divulgação / Ascom PMP

O Festival das Comunidades começa no próximo dia 5 de maio, na comunidade do Alemão, no Retiro. Será promovido um festival de futebol para crianças e adolescentes, além de atividades de iniciação esportiva e uma aula de dança para os adultos e idosos. A programação será realizada na quadra comunitária do bairro para os jovens, e na sede da associação de moradores para os mais velhos, sempre a partir das 9h. Todos os inscritos nas atividades ganham medalha de participação.

O programa vai atender até dezembro, mais de duas mil pessoas oferecendo atividades físicas gratuitas em 30 datas do calendário esportivo do município. Em 10 delas, o Festival das Comunidades vai acontecer simultaneamente em dois bairros diferentes. Todas as atividades serão acompanhadas por dois professores de educação física, garantindo mais segurança na execução dos exercícios.

A prefeitura de forma integrada, entre a Superintendência de Esportes e Lazer e as Secretarias de Saúde e de Educação, oferece diversas modalidades esportivas nos Postos de Saúde da Família, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. O governo municipal criou no ano passado o Agita Petrópolis, com o objetivo de atender as comunidades da cidade.

“Somando todas as atividades oferecidas de maneira gratuita pela prefeitura, mais de cinco mil pessoas são beneficiadas. Com a criação do Festival das Comunidades, vamos atender a outros locais que não contam com atividades regulares. A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva”, disse Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Com a criação do festival, a prefeitura garante a prática regular de atividades físicas durante o ano todo nos bairros da cidade. O Festival das Comunidades conta com o apoio do Ministério do Esporte, que vai investir R$ 230 mil nos eventos promovidos pela prefeitura. Além dele, acontecem os Jogos Unificados de Petrópolis (JEUPs) e o Torneio Agita Petrópolis de Futebol, em parceria com a Liga Petropolitana de Desportos (LPD).

“O investimento inédito nos programas oferecidos pela prefeitura mostra que estamos no caminho certo. Trabalhamos para garantir mais saúde e bem-estar para os petropolitanos de todas as idades”, completa Hingo.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP