O Festival das Comunidades acontece no próximo sábado (29.09) na quadra comunitária do Alto da Derrubada, no bairro Fazenda Inglesa, com atividades esportivas e de lazer para crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos, de 9h às 12h. A ideia é atender aos jovens de toda região, com a presença de moradores das comunidades próximas. Todos que participarem da programação oferecida pela prefeitura ganham medalha, como forma de incentivar a prática alguma modalidade esportiva. No dia 6 de outubro, o festival será realizado na localidade no Lusitano, que fica no bairro Caxambu.

Até o momento, pouco mais de mil jovens participaram do Festival das Comunidades, que já foi realizado em oito locais: Comunidade do Alemão, São Sebastião, João de Deus, Oswaldo Cruz, Chácara Flora, Gaspar Gonçalves e Boa Vista e Alberto de Oliveira. O programa faz parte do conjunto de ações que a prefeitura realiza junto a Superintendência de Esportes e Lazer com o objetivo de fomentar a prática de esportes nos bairros da cidade.

“A adesão dos moradores ao festival tem sido muito satisfatória, com um retorno bastante positivo de todas os locais visitados. O programa é uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi, com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas, começando pelos nosso jovens. A ideia é promover mais saúde e qualidade de vida para os moradores da cidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Jonathan Sá, árbitro de futebol, é um incentivador das crianças que moram no Alto da Derrubada e que buscam no esporte uma forma de mudar de vida. Morador da Fazenda Inglesa, ele garante que será uma boa oportunidade para os jovens demonstrarem o seu potencial. “Pode ser uma porta de entrada para os meninos, já que muitos clubes observam os meninos que jogam nas quadras comunitárias. Durante muito tempo eu ajudei os meninos com o futebol por aqui. Acredito em um dia de muita diversão e alegria para as nossas crianças”, comenta.

Além do Festival das Comunidades, a Superintendência de Esportes e Lazer criou no ano passado o Agita Petrópolis, com aulas de ginástica, dança e alongamento gratuito nas comunidades. A pasta também promove atividades com as Secretarias de Saúde e de Educação, promovendo atividades esportivas nos Postos de Saúde da Família, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. Mais de cinco mil pessoas já foram atendidas, somando todas a programação.

“A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva e que se torne um hábito na vida das pessoas. A prefeitura já atende mais de cinco mil pessoas com várias atividades físicas distribuídas em ações pelas comunidades dentro do Agita Petrópolis e esperamos aumentar esse número até o final”, disse o superintendente.

Os interessados em participar das atividades esportivas oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.