Com mais sete feriados prolongados até o fim do ano no calendário nacional, Petrópolis espera aquecer o turismo. Apenas um feriado cai no sábado (Tiradentes, 21 de abril), outros quatro caem em sextas-feiras e quatro datas de folga – incluindo um ponto facultativo – serão terças ou quintas-feiras. Para estes períodos, a Turispetro vem trabalhando para oferecer atrativos nos pontos turísticos, organizando e apoiando eventos no Palácio de Cristal e no Parque Municipal de Itaipava, por exemplo. A ideia é fazer com que o visitante perceba o movimento e permaneça ainda mais tempo na cidade.

Em 2017, os hotéis e pousadas do município registram uma média de ocupação entre 70% e 90% nos fins de semana com feriados prolongados. E estes números devem crescer ainda mais este ano, com a expansão de festas e criação de novas atrações. Além disso, mais do que preparar seus museus e patrimônios históricos para a chegada dos visitantes, a Turispetro também incentiva que restaurantes e comércio em geral estejam de portas abertas para que o turista encontre tudo o que precisa em Petrópolis.

“Estamos sempre em contato com o empresariado, mostrando a importância deles receberem bem os turistas, de estarem com os seus estabelecimentos funcionamento durante os feriados, de criarem promoções especiais. Precisamos mostrar para o visitante o quanto ele é bem-vindo em Petrópolis. E nós, do poder público, estamos apoiando todas as iniciativas que tenham como objetivo fomentar o turismo, e criando novas opções de atrativos para os visitantes”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O ensaio aberto de danças folclóricas, a Festa do Chocolate, e o Petrópolis Beer Festival no Palácio de Cristal, além da Expo Agropecuária e a Oktoberfest Imperial, no Parque Municipal de Itaipava, a Deguste, no Centro, são algumas das atrações que poderão chamar a atenção dos turistas durante os feriadões em Petrópolis.

O próximo feriado nacional prolongado será no dia 30 de março, Paixão de Cristo, na sexta-feira. (Já para os petropolitanos antes ainda terá o aniversário da cidade, dia 16 de março, também na sexta-feira). O próximo que deve atrair turistas é o Dia do Trabalho, no dia 1° de maio, uma terça-feira, conhecido como o feriado emendado. No mesmo mês tem Corpus Christi (ponto facultativo), no dia 31, uma quinta-feira. Já no dia 7 de setembro, uma sexta-feira, é o dia da Independência do Brasil. Em outubro, outro feriado caindo na sexta: Nossa Senhora Aparecida, dia 12. Em seguida tem mais um feriadão a partir do Dia de Finados, 2 de novembro, caindo na sexta-feira. E, ainda em novembro, Proclamação da República no dia 15 caindo na quinta. O Natal fecha o calendário de feriados do ano, em dezembro, na terça-feira.

Para o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, PCVB, Samir El Ghaoui, os feriados prolongados são uma oportunidade de fazer o fluxo turístico aumentar na cidade. “Estamos bastante otimistas para este ano, apesar dessa crise que assola o estado do Rio de Janeiro. Com os feriados prolongados, não só a hotelaria, como todo trade turístico se beneficia desse grande fluxo”, destaca.

Fonte: Turispetro