Feriado estadual, o Dia da Consciência Negra (20.11) também deverá atrair visitantes para a Cidade Imperial, principalmente de municípios próximos, como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, entre outros. E, por isso, principais atrativos e pontos turísticos estarão funcionando normalmente. A expectativa é de que muitos visitantes que chegaram para o feriado da Proclamação da República (15.11) estendam a viagem e outros cheguem durante o fim de semana. Entre os eventos para o período estão a 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira, no Palácio de Cristal, e a 18ª edição do Petrópolis Gourmet, com chefs de 41 restaurantes preparando cardápios especiais.

“Todo feriado é uma oportunidade para fomentarmos o turismo na cidade. Mesmo na baixa temporada, temos percebido um grande movimento de visitantes no município, e isso é muito importante para a economia de Petrópolis”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Na terça-feira, dia 20, o Museu Imperial funcionará de 10h30 às 18h, sendo que a bilheteria fica aberta de 10h às 17h. Já o Museu Casa de Santos Dumont abre de 9h às 17h30, e a bilheteria fecha às 17h. No Museu Casa do Colono o funcionamento será de 8h30 às 16h. E o Museu de Cera de 10h às 18h. Museu de Porcelana, Palácio Amarelo, Palácio de Cristal, La Grande Vallée (Casa do Pequeno Príncipe), entre outros, também estarão funcionando normalmente no feriado.

Já na véspera do feriado, como às segundas-feiras a maioria dos museus já fecha, tradicionalmente, para manutenção, neste dia 19 os atrativos não estarão funcionando. Mas opções culturais não vão faltar, como uma visita ao Orquidário Binot, de 7h às 17h; ao Palácio de Cristal, de 9h às 18h; ao Parque Municipal, em Itaipava, de 8h às 18h; ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, de 8h às 17h; ao Parque Natural da Ipiranga, de 8h às 17h; ao Trono de Fátima, de 9h às 15h, entre outros.

Entre os principais eventos do período estão a 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira, de 17 a 20 de novembro, dia que é celebrado o Dia da Consciência Negra em todo Estado do Rio de Janeiro. São quatro dias com uma programação ampla e temática valorizando a cultura afro, das 10h às 22h. E a 18ª edição do Petrópolis Gourmet, com chefs de 41 restaurantes apresentando cardápios especiais, com produtos locais, dentro do tema “O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha”. Toda programação está disponível no site: www.petropolisgourmet.com.br.

“A expectativa é muito boa para mais este feriado na cidade. Restaurantes e hotéis estarão de braços abertos para receber os visitantes. Além disso, temos opções para todos os gostos: para quem quer descansar e aproveitar a natureza, para quem quiser fazer um passeio cultural, para os que gostam de apreciar as cervejas artesanais, entre outras opções”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.