Feirinha da Barateza – Tradição de Gerações

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os primeiros registros de venda de artesanatos em Areal são anteriores a 1980, quando todo o tráfego viário entre Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Bahia eram realizados pela antiga Estrada União e Indústria, fazendo com que a cidade fosse uma grande parada de ônibus e carros de passeio. O artesanato local era muito conhecido, sobretudo aquele feito de Taboa. A Taboa é uma planta aquática, que chega a medir cerca de 3 metros de altura. É encontrada em várias partes do mundo, graças ao seu caráter adaptável.

Com a construção da BR-040, o grande tráfego foi desviado para fora de Areal, fazendo com que o artesanato diminuísse suas vendas. Em 1993 foi criada a primeira feira de artesanato de nome “FAMAR”, que durou até 1996, findando suas atividades devido ao pouco movimento. Outras iniciativas foram iniciadas, mas nenhuma conseguiu se manter.

Em 2003 é criada a “AREART”, popularmente chamada de Feirinha da Barateza, que se mantém até os dias de hoje e faz muito sucesso. Atualmente são 17 artesãos e 12 barracas, dentre eles, destacamos: Ana Lea (tapetes, cestas, bolsas, com artesanato de taboa), Cristina Azevedo (pintura de tecido em geral), Cristina e Osvaldo (geleias sortidas), Cristiane (bonecas artesanais), Denise (mesa posta), Gilberto (artesanato em madeira), Isabela (crochê amigurumi), Manoele (cartonagem), Marcia (bolsas de materiais reciclados), Maria José Azevedo (crochê e bordados), Maria José (bandejas, porta retrato com reciclados de jornais), Patrícia (bolsas e necessaire em tecidos), Renata Dutra (alimentos sem glúten, sem lactose, vegana e tradicional), Paulo (artesanato em madeira), Renata Tavares (suculentas e cachepot de taboa), Vitória (tricotin) e Roseli (bolos de pote).

Em sua maioria, os artesãos aprenderam essas habilidades com seu pais e avós. E não é raro que em algumas barracas você encontre pais e filhos trabalhando juntos, mostrando que ainda teremos por muitos anos nossa feirinha ativa para o deleite dos ávidos clientes. Segundo relatam os artesãos, a clientela é diversificada e vêm até mesmo de outros Estados para adquirir seus produtos. A Feirinha da Barateza funciona todos os sábados, das 8h às 13h na Praça Presidente Castelo Branco, no centro de Areal. Venha prestigiar você também!

Fabiano Quixaba, Advogado, Radialista e Comunicador.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Falando sobre Areal

Há duas semanas recebi a informação da proprietária de um cão, sem raça definida, que foi atacado por um Pitbull. Na oportunidade, o cão evitou

Comentários estão fechados.