Jorge Maravilha / Prefeitura de Teresópolis

Feira Literária de Teresópolis continua nesta sexta, 19 Teatro, oficinas, doação e troca de livros estão na programação da FLI Terê

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com diversas atrações, começou nesta quinta, 17, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a 1ª edição da FLI Terê (Feira Literária de Teresópolis). Com o tema ‘A história por trás da História’, a ideia é contar, através das atividades, a história do município ao longo dos seus 128 anos, gerando identidade, pertencimento e admiração pela cidade. A FLI Terê é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

“Nosso objetivo é levar a história da nossa cidade para os nossos alunos, incentivando o sentimento de pertencimento à cidade, para despertar a curiosidade deles sobre quem foi a imperatriz Teresa Cristina e terem mais uma oportunidade de contato com o mundo da leitura. É fundamental essa parceria. É na escola que a gente resgata essa importante cultura”, destacou a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

A secretária de Educação, Rosana Mendes, exaltou o resultado positivo da parceria entre as secretarias. “Essa parceria das secretarias de Cultura e de Educação tem o objetivo de proporcionar aos nossos alunos, não só da rede municipal, mas todos os estudantes de Teresópolis, este contato com os livros e com as diversas manifestações de arte, através de teatro, oficinas, contação de histórias”.

O presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Jorge Luiz Dodaro, esteve presente na abertura na feira e ressaltou que “a iniciativa da Secretaria da Cultura é grandiosa, pois a cultura deve ser incentivada e a ATL, que já tem 57 anos de existência, procura desenvolver a cultura e eventos como a FLI Terê fortalece o movimento de defesa da leitura e da Língua Portuguesa”.

A programação desta quinta contou com abertura oficial da Feira; Piquenique Literário (Contação de histórias infantis, com Andrea Taubman); Palestras ‘Por dentro da História’, com o subsecretário de Turismo Henrique Silva e ‘Teresópolis Ontem’ (Colonização Inglesa e a Imperatriz Teresa Cristina), com Aline Quintão e Rafael Corrêa; e Teatro: Os três porquinhos (Cia Okus Pokus). Durante a FLI Terê, também é disponibilizada parede de escalada, doação e troca de livros e desenho ao vivo.

Ana Beatriz Pereira é estudante da Rede Municipal de Ensino e participou da FLI Terê no primeiro dia do evento. “Foi muito legal esta oficina de mosaico, que é uma obra de arte. Admiro os artistas que trabalham com a montagem de mosaicos. Aprendi também que foi a imperatriz Teresa Cristina quem trouxe essa arte da região onde nasceu para Teresópolis”.

Programação Dia 18 (sexta-feira) – 9h às 16h

9h30 – Piquenique Literário – Contação de histórias infantis

13h30 – Palestra – Teresópolis Hoje (assuntos contemporâneos)

13h30 a 14h30 – Oficinas de mosaico

14h30 – Teatro: Projeto Conta que eu faço

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Crédito da foto: Jorge Maravilha / Prefeitura de Teresópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.