Foto: Divulgação

Feira de Carreiras encerra formação dos jovens em Teresópolis

Realizado na Casa do Trabalhador de Teresópolis, no bairro de São Pedro, o evento gratuito presencial e digital proporcionou, durante cinco dias, um dinâmico ambiente de aprendizagem sobre o mundo do trabalho
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Direcionada aos 98 jovens integrantes do Novo Promaj Rotativo e Gestão Pública, e aberta ao público de 14 a 24 anos, a primeira Feira de Carreiras em Teresópolis encerrou a programação na sexta-feira (25). Realizado na Casa do Trabalhador de Teresópolis, no bairro de São Pedro, o evento gratuito presencial e digital proporcionou, durante cinco dias, um dinâmico ambiente de aprendizagem sobre o mundo do trabalho.

Iniciativa do Coletivo Aprendiz com apoio do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), da Fundação Roberto Marinho e da organização internacional NESsT, a Feira de Carreiras chegou ao município por meio de articulação da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

“A Feira de Carreiras funcionou como complemento da formação dos jovens do Novo Promaj e também da comunidade. Foram quatro palestras por dia, com temas relevantes para o futuro profissional deles, seja qual for a carreira que escolherem. Esta é mais uma ação da gestão do Prefeito Vinicius Claussen de fomento ao empreendedorismo e ao emprego no Município. Só este ano fizemos três feirões Emprega Terê, com a oferta de vagas e encaminhamento de pessoas com e sem experiência e com deficiência para oportunidades de emprego. Agora, nosso foco é a formação dos trabalhadores, para que tenham mais oportunidades de acesso e de permanência no mercado de trabalho”, avaliou Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Uma das palestrantes da Feira de Carreiras foi a juíza Vania Mara Nascimento Gonçalves, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis. “Excelente iniciativa da Prefeitura de retomar o Promaj. Nós temos colegas juízes que passaram por esse programa, há uns anos atrás, o que serve de exemplo para mostrar aos nossos jovens que eles podem chegar a qualquer lugar. O primeiro emprego é sempre difícil por conta da falta de experiência, mas ao proporcionar acesso ao trabalho e a cursos de capacitação, o Promaj abre as portas para esses jovens, como prevê a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, pontuou a Dra. Vania Mara, acompanhada pelo comissário de Justiça, Bruno Miranda, que falou sobre o assunto ‘O Jovem e o Mercado de Trabalho’.

Para a coordenadora do Promaj, foram cinco dias bastante produtivos. “Tivemos uma integração total dos participantes durante o evento, sempre atentos aos conteúdos de interesse para o avanço profissional de cada um”, assinalou Jaqueline Vilarino.

As jovens Paloma Ribeiro de Oliveira, 21 anos, e Francielly de Freitas Pelegrine, 20 anos, aprovaram o evento, que abordou temas como inteligência emocional, educação financeira, elaboração de currículo, liderança jovem no ambiente de trabalho, o uso das redes sociais para impulsionar a carreira profissional, empreendedorismo, plano de carreira e planejamento de vida.

“O Novo Promaj é a oportunidade do primeiro emprego para muitos de nós e a Feira de Carreiras nos deu muitas dicas de comportamento, disciplina, atenção e responsabilidade que devemos ter no ambiente de trabalho”, comentou Paloma. “Estamos em um período de transição da juventude para a fase adulta e esse evento foi essencial para nossa orientação”, opinou Francielly.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.