Criada para facilitar o trabalho de contadores e empresários a Nota Imperial –  emissão de notas fiscais de serviço eletrônica – funcionará com um novo sistema a partir do dia 1º de junho. O novo formato dará mais agilidade e segurança e foi apresentado nesta quinta-feira (24.05) a cerca de 200 contabilistas, em dois treinamentos realizados pela Secretaria de Fazenda e por representantes da empresa Sig Corp, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O novo sistema substituirá o utilizado atualmente por 13.601 empresas prestadoras de serviços, Microempreendedores Individuais (MEIS), autônomos e profissionais liberais. A transição será feita automaticamente. Apesar do funcionamento efetivo começar no dia 1º, o sistema já está acessível aos contabilistas em caráter de teste.

“A intenção é que desta forma o contabilista possa se familiarizar com o novo sistema, sem que haja impacto no seu dia a dia de trabalho. Acessando a plataforma de teste os profissionais terão tempo de esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e estarão preparados para utilizar o sistema com mais tranquilidade e segurança no início do mês, quando o novo sistema estiver em operação”, destaca a secretária de Fazenda Elaine Nascimento. A plataforma de teste pode ser acessada pelo endereço eletrônico: https://testepetropolis.sigiss.com.br .

“A atual gestão vem se mostrando disponível e mantém contato direto com os contabilistas. Isso é muito positivo. Este tipo de treinamento que a Secretaria de Fazenda disponibiliza hoje, por exemplo, é fundamental, pois permite que todos entendam melhor o funcionamento desta ferramenta e esclareçam dúvidas. É uma iniciativa que contribui para que os contabilistas tenham mais agilidade no seu dia a dia de trabalho e dá também mais segurança aos nossos clientes, que conseguem regularizar seus negócios de forma mais rápida, o que é positivo para o cliente, para os contabilistas e também para o município”, avalia a presidente da Associação de Profissionais de Contabilidade de Petrópolis, Rosângela Inocêncio.

A apresentação do novo sistema foi feita pelo gerente de implantações e serviços da SIG CORP, Edson Marcondes, que destacou que o novo sistema permitirá, por exemplo, que o contabilista tenha acesso a todas as empresas pelas quais é responsável, facilitando o acompanhamento e a sua escrituração fiscal e contábil. “Com um acesso único ele consegue ter controle de todos seus clientes e acompanhar as ações de cada um. O novo sistema permitirá ainda a emissão direta da nota via web e também a utilização de sistema próprio da empresa com emissão da nota via webservice em layout próprio”, destaca, lembrando que a empresa está à disposição de contabilistas e empresários para esclarecer dúvidas e receber sugestões para otimizar o funcionamento do novo sistema.

O diretor de Receitas da Secretaria de Fazenda Paulo José Santana destaca que a ideia é viabilizar o acesso a todos os contabilistas da cidade, assim como empresários e desenvolvedores de sistemas para emissão eletrônica de Notas-NFS-e ou Recibos provisórios de serviços-RPS-e.

“A migração do atual sistema de Nota Imperial será automática para aqueles que já são cadastrados. O treinamento, que teve boa receptividade, e é importante para que todos estejam orientados para o primeiro acesso ao novo sistema. Com isso eles passam a conhecer melhor o funcionamento do sistema e explorar todos os recursos que podem facilitar o seu trabalho”, conclui.

O treinamento gratuito, foi realizado no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni.