Fazenda enviará até o fim do mês 93 mil carnês de IPTU 2019

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Até o fim deste mês a Secretaria de Fazenda começa a enviar, via correios, 93.143 carnês referentes ao Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU-2019). Outros 22.908 boletos, referentes ao imposto sobre terrenos cujos endereços para entrega aos proprietários estão desatualizados, estarão disponíveis para emissão de segunda via a partir do mês que vem no site da prefeitura (www.petrópolis.rj.gov.br). Contribuintes que quitarem o imposto em cota única garantem descontos: serão 9% para aqueles que quitarem o tributo até 21 de janeiro; 7% para quem pagar a cota única até 20 de fevereiro e 5% para aqueles que optarem pelo pagamento único até 20 de março.

 “O desconto é um incentivo para que aqueles que puderem optem pelo pagamento em cota única. É uma forma do proprietário economizar e ainda ajudar a prefeitura a garantir recursos para custear serviços importantes no dia a dia dos petropolitanos, como a merenda para os 42 mil alunos da nossa rede, medicamentos e melhor atendimento na rede saúde, melhorias na infraestrutura da cidade e em todos os serviços públicos, por isso fazemos um apelo para que as pessoas façam o pagamento em cota única”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

 Os carnês estão sendo impressos para serem enviados aos correios e comecem a ser distribuídos antes do fim do mês, permitindo assim que os carnês cheguem às mãos dos contribuintes em tempo hábil para o pagamento no primeiro vencimento da cota única.

 Para facilitar o acesso à segunda via do boleto para pagamento – a exemplo do que foi feito nos anos anteriores – em janeiro a Secretaria de Fazenda irá montar um núcleo especial para atendimento aos contribuintes no Centro de Cultura Raul de Leoni – Centro. “Sabemos que sempre existe uma demanda por emissão de segunda via, daí a importância de disponibilizarmos este posto de atendimento em uma área bem central da cidade, com fácil acesso a todos e uma infraestrutura diferenciada, que agilize o atendimento”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento, lembrando que mesmo na sede da Secretaria de Fazenda, na Av. Koeler, a emissão de segunda via só poderá ser feita a partir do ano que vem.

Carnês da dívida Ativa também serão enviados

 Carnês da dívida ativa também estão sendo confeccionados e deverãoser entregues em dezembro e janeiro aos contribuintes que tiveram débitos parcelados com o município. “Os 3 mil carnês da dívida ativa serão enviados apenas àqueles contribuintes que estão em dia com o pagamento dos parcelamentos firmados”, explica a procuradora adjunta Catharina Coutinho dell’Orto.Aquele contribuinte que estiver inadimplente com os parcelamentose quiser regularizar a situação deve procurar o setor de dívida ativa. “É importante destacar que aqueles que tiverem débitos referentes a tributos vencidos até 2016 podem negociar as dívidas e parcelar aproveitando as condições especiais do programa de regularização tributária “Fique em Dia”

O programa prevê redução de até 100% de juros e multas nos casos de pagamento à vista e oferece ainda a opção de descontos progressivos de 70% para quem optar pelo parcelamento em seis vezes e 60% para aqueles que optarem por dividir o débito em 12 meses. O programa permite ainda o parcelamento de tributos pendentes em até 60 vezes – 5 anos.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.