Foto: Divulgação CBF

Ex-lateral esquerdo, tetracampeão mundial Branco receberá Medalha Tiradentes

O ex-jogador de futebol Claudio Ibrahim Vaz Leal, conhecido como Branco, foi tetracampeão mundial pela seleção brasileira na Copa de 1994.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira (19/05), o Projeto de Resolução 562/21, para conceder a Medalha Tiradentes, maior honraria da Casa, ao ex-jogador de futebol Claudio Ibrahim Vaz Leal, conhecido como Branco, que foi tetracampeão mundial pela seleção brasileira na Copa de 1994. A medida é de autoria do presidente do Parlamento Fluminense, deputado André Ceciliano (PT), além dos parlamentares Chico Machado (PSD), Delegado Carlos Augusto (PSD), Dionisio Lins (PP), Marcos Muller (SDD) e Val Ceasa (Patriota). O texto será promulgado por Ceciliano e publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Branco começou sua carreira em 1983, ainda com 18 anos, no Fluminense, tendo logo se destacado com seu futebol de técnica e garra para conquistar na sequência o tricampeonato carioca de 1983/1984/1985 e o Brasileiro de 1984. Branco é o terceiro lateral-esquerdo na história com maior número de partidas disputadas pela seleção, ficando atrás somente dos lendários Júnior e Nilton Santos.

Ele participou de três Copas do Mundo, sendo o autor do gol de falta que garantiu a vitória do Brasil por 3×2 contra a Holanda, levando o país às semifinais da Copa de 1994, quando foi conquistado o tetracampeonato mundial. Atualmente, Branco é coordenador da seleção brasileira masculina de base, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Em 2021, o jogador venceu a maior de suas disputas; a luta pela vida. Após vários dias internado em decorrência de complicações da covid-19, Branco chegou a ser intubado e conseguiu se recuperar, tendo recebido alta em 03 de abril passado após 14 dias de internação”, relembrou Ceciliano.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.