Ex jogador de basquete Marcelinho Machado participa de encontro virtual da Estácio

A palestra está marcada para esta quarta-feira, dia 21, a partir das 18h

No dia 21 de outubro, quarta-feira, a partir das 19h, o ex jogador de basquete Marcelinho Machado participa de um bate papo virtual com universitários da Estácio. O objetivo da instituição é aproximar os grandes profissionais do esporte da comunidade acadêmica, motivando estudantes universitários, colaboradores, docentes e o público em geral. Para assistir ao evento virtual, basta acessar o link: Instagram @estacionovaiguacu. Os alunos e internautas em geral poderão assistir gratuitamente ao encontro que também envolve as unidades de Petrópolis, Queimados, Resende, Duque de Caxias, Volta Redonda, São João de Meriti; Via Brasil e Nova Iguaçu.

Marcelo Magalhães Machado, mais conhecido como Marcelinho Machado, já passou por grandes clubes como Flamengo, Fluminense, Botafogo, Tijuca, Corinthians, entre outros. Pela Seleção Brasileira, conquistou o 5º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Nos anos de 2007, 2003 e 1999 foi tricampeão dos Jogos Pan-Americanos e em 2005 e 2009 foi bicampeão da Copa América. São muitos títulos em sua trajetória pelo esporte.

Além das Olimpíadas de Londres, disputou cinco Campeonatos Mundiais e cinco Torneios Pré-Olímpicos). Eleito “MVP” (Jogador Mais Valioso) da Liga das Américas (2014), da Liga Sul-Americana (2009), da Liga Báltica (2007), do Campeonato Nacional (2008 e 2005), do Novo Basquete Brasil/NBB (2010 e 2009) e do Jogo das Estrelas NBB (2010). Craque da Galera do NBB (2010 e 2009). Marcelinho foi decisivo na conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Atualmente o ex jogador lidera o projeto “M4nasEscolas”, idealizado como uma ferramenta de transformação social, usando a plataforma de educação associada à prática esportiva. Em parceria com o Instituto do Desporto e Juventude (IDJ), viu seu antigo sonho sair do papel para mudar a realidade de centenas de famílias do Rio de Janeiro. 

Educação, Ensinamentos e Transformação resumem a proposta do “M4nasEscolas”, que vai além de atividade física, se apresentando como uma prática de socialização, estimulando a autoestima e desenvolvendo valores como disciplina, trabalho em equipe, respeito, superação, liderança e persistência, além de abrir novos horizontes, dentro e fora das quadras. Toda a dinâmica do projeto é acompanhada por coordenação psicossocial, em contato com familiares e professores, com foco no desenvolvimento dos alunos em seis âmbitos: pessoal, social, familiar, escolar, técnico e saúde.

“Meu maior desejo sempre foi poder retribuir aos jovens e crianças tudo o que o basquete proporcionou na minha vida”, afirma Marcelinho.

Estácio no Esporte

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. Dentro do pilar Esporte no programa de Responsabilidade Social “Educar para Transformar”, a instituição é hoje uma das maiores incentivadoras do esporte no país, com o programa Estácio no Esporte. Atualmente, mais de 500 atletas e paratletas são apoiados por meio de bolsas de estudo.

O programa promove alguns dos principais eventos esportivos do Brasil, além de manter parcerias com diversas ONGs e instituições esportivas. A Instituição, que também é signatária do Pacto pelo Esporte, conta com atletas como Chloé Calmon (surfe), Laís Souza (ex-atleta de ginástica), Daniele Hypólito (ginástica), Marcelinho Machado (ex-atleta de basquete e comentarista do SporTv), entre outros.

Presente nos Jogos Rio 2016, a Estácio foi a primeira instituição de ensino apoiadora olímpica, sendo a provedora dos serviços de seleção e capacitação dos 140 mil voluntários e 6000 colaboradores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ainda em 2016, a companhia conquistou o Prêmio Aberje Nacional na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas com o case “Estácio no Esporte – Formando Campeões”. O case mostrou a forte e ampla ligação da instituição com o esporte ao longo dos anos e no período dos Jogos Olímpicos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também