Eventos vão continuar movimentando alta temporada em Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Período deverá receber mais de 1 milhão de turistas

Melhor período para o turismo de Petrópolis, se engana quem pensa que a alta temporada terminou junto com a Bauernfest. Até agosto, o município espera receber milhares de visitantes que vêm em busca do friozinho da Serra neste inverno e lotam hotéis e pousadas por todo município. Entre maio e agosto a expectativa é de que passem pela Cidade Imperial mais de 1 milhão de turistas. Muitos vêm atraídos também pelos diversos eventos que pipocam neste período, principalmente os festivais de inverno e gastronômicos. Só este mês, tem Festival Sesc de Inverno, Serra Wine Week, Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes, Festival Harmonia, AgroSerra, festas julinas, entre outros. Em agosto, o destaque é o Bunka-Sai.

Nota A no Mapa do Turismo Nacional e um dos principais indutores do turismo no estado, Petrópolis tem encontrado no setor uma importante ferramenta para aquecer a economia. Só com a Bauernfest, foram R$ 55 milhões injetados, com a vinda de mais de 450 mil pessoas para o evento, em 17 dias. “E a cidade vai continuar movimentada durante toda a alta temporada. A própria Bauernfest foi um chamariz para os visitantes voltarem. Além disso, temos um calendário recheado de eventos para todos os gostos”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Com uma média de 2 milhões de visitantes por ano, Petrópolis recebe metade desse público nesses quatro meses de temperaturas mais baixas. A programação cultural é um dos principais aliados dos circuitos turísticos para atrair público de fora da cidade.

Em restaurantes, hotéis e pousadas, a gastronomia e os vinhos são os destaques da estação mais fria do ano. Já estão abertos, por exemplo, o Serra Wine Week, evento que reúne vinhos a preços promocionais escolhidos por renomados sommeliers, de 04 a 14 de julho, em 20 estabelecimentos; e o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis, de 1º a 31 de julho, com 37 estabelecimentos participantes, menus especiais e oficinas gastronômicas gratuitas.

“A gastronomia está entre os pontos fortes de Petrópolis e é um dos principais atrativos nesta alta temporada. Temos importantes polos gastronômicos, referência em todo estado, e importantes restaurantes também em hotéis e pousadas. Esse movimento com a produção de diversos eventos só faz atrair ainda mais os visitantes”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, ressaltando que a expectativa é manter a taxa de ocupação dos hotéis acima de 80% nos fins de semana da alta temporada.

Ainda voltado pra gastronomia, de 26 a 28 de julho, o distrito de Secretário recebe o AgroSerra – da Roça ao Prato, que nasceu com o objetivo de valorizar pequenos empreendedores na região. O evento vai contar com oficinas, degustação, programação cultural, entre outros. Entre os destaques está a participação do chef Roberto Ravioli, do programa da TV Globo, É de Casa.

Para o que procuram mais agitação, o Festival Sesc de Inverno, de 19 a 28 de julho – e que tem o apoio da Prefeitura – vai reunir literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais, com grandes shows em Petrópolis, como Titãs, Anavitória, Vanessa da Mata, Elza Soares e MV Bill. O evento acontece no Sesc Quitandinha e Nogueira, além do Parque Municipal, em Itaipava, entre outros espaços públicos. E por falar no Parque Municipal, nos dias 27 e 28 deste mês, o lugar recebe o “Harmonia”, evento que mescla arte, música e gastronomia. O festival vai contar com grandes chefs de cozinha e atrações culturais que têm como objetivo mexer com todos os sentidos do público. Entre as atrações já confirmadas estão o renomado chef francês Frederic Monnier e a cantora Mart’nália.

Durante todo o ano, Petrópolis conta com intensa programação cultural, com eventos de todos os segmentos, festivais e festas temáticas, como o Bunka-Sai, em agosto, o Serra Serata, em Setembro, e o Natal Imperial, entre novembro e janeiro. “Além dos nossos eventos oficiais também procuramos sempre apoiar os eventos particulares que tenham entre os objetivos atrair visitantes para a cidade”, acrescenta Valente.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.