Evento gratuito em prol da campanha Outubro Rosa acontece amanhã, dia 23, no campus da Estácio Friburgo

A iniciativa em parceria com o Rotary Club visa alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do autocuidado
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Em apoio à campanha mundial Outubro Rosa, que visa a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade, a Estácio Nova Friburgo e o Rotary Club da cidade, com apoio da OAB, Firjan e Prefeitura local, realizam neste sábado, dia 23, no campus da universidade, um evento gratuito e aberto ao público, totalmente voltado para a temática. No dia 30, a iniciativa irá se repetir no Campo do Coelho. Das 9h às 13h, vão ocorrer palestras, oficinas, rodas de debate, atendimento psicológico, orientação nutricional e jurídica, além de limpeza de pele e drenagem linfática.

Para facilitar o acesso ao evento, a empresa Faol irá disponibilizar transporte gratuito com saída da Rodoviária Urbana às 8h45, 9h15, 9h45 e 11h. Além de saída da Estácio às 10h15, 11h45, 12h50 e 13h15.

No auditório haverão cinco palestras: 9h, “OAB da Mulher”; 10h “Equipamentos e políticas públicas para a mulher no município de Nova Friburgo”; 11h, “Câncer de Mama”; 12h, “Ser mulher nos dias de hoje”; e 12h20, Conhecendo o App Pró Saúde Ativa”.

Dentre os participantes das atividades do dia estão docentes e alunos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.

“Este é o primeiro evento da parceria firmada com o Rotary Club e os demais apoiadores. A intenção é a unificação da capacidade da Estácio e o que esta estas parceria podem contribuir para a cidade. Isto é de suma importância para levar até a população um atendimento presencial gratuito e de qualidade”, disse, Adilson Samora, gestor da Estácio Friburgo.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. De todos os novos casos a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama.

Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 66 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil em 2020. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

“Este mês simboliza e nos alerta sobre a saúde da mulher e a importância da prevenção do câncer de mama. Aproveitamos também para falar da prevenção do câncer de colo de útero. Temos dois aliados nessa batalha contra o câncer feminino: o Papanicolau, conhecido como preventivo, que nos auxilia na prevenção do câncer de colo do útero e a mamografia, que nos auxilia na prevenção do câncer de mama. Procure uma Unidade de Saúde mais próxima, se informe e, se houver necessidade, o seu exame será marcado. Não fique na dúvida, previna- se!”, conclui Gisele Freiman, coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Friburgo.

Fonte: Divulgação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.