Encontro promovido por FIRJAN, Sebrae/RJ e Crea-RJ reuniu mais de 40 empresários em Petrópolis

Movimentar R$ 10 milhões nos próximos meses, essa é a expectativa do gerente de Projetos e Inovações do Crea/RJ, Rodrigo Machado sobre a sessão de negócios realizada na última quinta-feira (14) em Petrópolis. O evento chamado Crea-RJ Integra, uma realização do Sebrae/RJ, Sistema FIRJAN e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), reuniu 48 empresários com o objetivo de fechar negócios, provocar novos relacionamentos e reaquecer o mercado da construção civil no município e região.
“Os encontros de negócios realizados em diversas regiões do estado já movimentaram cerca de R$ 50 milhões. Acreditamos que a cadeia da construção civil, forte na cidade, também vai gerar um grande valor futuramente”, enfatizou Machado.

Mais dinâmico, o modelo adotado permite que os participantes se relacionem entre si, além das âncoras, provocando negócios de forma horizontal. À mesa, pequenos, médios e grandes empresários apresentam seus produtos e serviços e encaminham novas negociações.

Coordenadora Regional do Sebrae/RJ, Cláudia Pacheco destacou a contribuição das pequenas e médias empresas para o setor da construção civil e seu potencial de crescimento. “As pequenas empresas têm grande participação na economia da região. Queremos mostrar a capacidade delas para gerar empregos e também fornecer produtos e soluções que muitas vezes acabam sendo buscados em outros municípios por falta de conhecimento. Com isso vamos estimular toda cadeia produtiva do setor”, disse.

“Há um valor imenso em eventos como este, por isso, a FIRJAN incentiva e promove como forma de melhorar o ambiente de negócios e realinhar o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Estreitar relacionamentos e diminuir fronteiras permitindo que compras e vendas possam ser feitas dentro da mesma cidade e estado”, enfatizou a presidente da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ na região Serrana, Waltraud Keuper.

Participando pela primeira vez, o engenheiro civil, Selim Nigri, viu no evento a plataforma ideal para apresentar seus serviços. “Fiquei animado com a chance de falar com tantas pessoas do meu segmento ao mesmo tempo. Lançar um novo produto em um ambiente corporativos desses é um bom caminho”, disse.

André Ricardo Lopes, sócio de uma instaladora, mostrou empolgação com os resultados obtidos nas rodas de conversa. “Melhor do que imaginei. Estive em diversos eventos e são sempre produtivos, mas me surpreendi com a qualidade das empresas presentes e com as possibilidades que surgiram para novos clientes e fornecedores. Espero fazer novos negócios em breve”, afirmou.

O evento foi realizado na sede da Representação Regional da FIRJAN em Petrópolis e teve parcerias do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Petrópolis (Sinduscom), do Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitários do Rio de Janeiro (Sindistal) e da Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos (Apea).

Fonte: FIRJAN