EU, TONYA”, estreia no Brasil ​nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro. O filme está indicado ​ao Oscar ​de Melhor Atriz – Margot Robbie, Melhor Atriz Coadjuvante – Allison Janney e Melhor Edição​, os vencedores serão anunciados no dia ​4 de ​março.

Baseada em fatos reais, a cinebiografia “EU, TONYA” conta a história da patinadora artística Tonya Harding, atleta americana que foi uma das maiores patinadoras no gelo do mundo, mas ficou mais conhecida por ser acusada de planejar um ataque contra sua principal rival durante as Olimpíadas de Inverno de 1994, Nancy Kerrigan.

O diretor explica como chegou ao filme, “Eu recebi o roteiro sabendo que Margot Robbie estava dentro. A combinação de Tonya Harding e Margot Robbie era uma ideia imediatamente animadora para mim. Depois de ler o roteiro de Steven Rogers, fui conquistado. A história é magnificamente contada, com um maravilhoso equilíbrio entre emoção e humor, e uma estrutura completamente fora do convencional que era tanto intimidante quanto empolgante. Eu não poderia estar mais empolgado. Tinha um tom bem difícil, mas era incrivelmente perfeita para Margot. A dança entre humor, vulnerabilidade e força que a vi fazer anteriormente era um atributo que eu achei que personificaria o mundo de Tonya perfeitamente.”

EU, TONYA é baseado em entrevistas sem ironia, muito contraditórias e totalmente reais com Tonya Harding e Jeff Gillooly.

Sinopse:
Tonya Harding dominava o gelo com perícia sem rivais. Ela dominou as manchetes por algo totalmente diferente. “I, Tonya”, é uma visão as vezes absurda, trágica e hilária de uma mulher no centro do maior escândalo na história do esporte nos Estados Unidos”

I, TONYA
Diretor: Craig Gillespie
Produtores: Bryan Unkeless, Steven Rogers, Margot Robbie, Tom Ackerley
Produtores executivos: Len Blavatnik, Aviv Giladi, Vince Holden, Toby Hill, Craig Gillespie, Zanne Devine, Rosanne Korenberg
Roteiro: Steven Rogers
Fotografia: Nicolas Karakatsanis
Elenco: Margot Robbie, Sebastian Stan, Allison Janney, Paul Walter Hauser, Julianne Nicholson, Bobby Cannavale, Mckenna Grace
Duração: 121 minutos

Fonte: Califórnia Filmes