A etapa do XTerra Brasil Tour vai movimentar o Vale do Cuiabá no próximo fim de semana. Serão realizadas corridas de montanha de 5, 10 e 21 quilômetros, duathlon, kids e a inédita prova de Mountain Bike Cup X6, em uma pista assinada por Henrique Avancini. São 1.200 atletas inscritos, somando todas as competições. A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem do evento, que vai contar ainda com food trucks, cervejarias artesanais e stands de lojas com produtos esportivos. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da Turispetro.

 “Temos procurado sempre firmar parcerias para trazer para Petrópolis eventos que aqueçam o turismo da cidade, ocupem quartos de hotéis e pousadas e movimentem o comércio”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “É um evento grandioso que incentiva o esporte e ainda movimenta nossa economia, com a presença de atletas de diversas partes do país”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

 O XTerra Brasil Tour é um festival de esportes off-road que agrega toda a família para um fim de semana de muita diversão, adrenalina e, principalmente, contato com a natureza. A cada ano o circuito escolhe novos destinos para apresentar aos atletas e proporcionar uma experiência completa de esporte e turismo.

“Petrópolis é uma cidade que conta com um fator logístico bastante favorável, pela proximidade do Rio de Janeiro. Além disso, somado às montanhas da região, ar puro e um visual alucinante farão da edição uma experiência inesquecível para todos, principalmente os amadores”, explica Gabriela Corrêa, gerente do XTerra no Brasil.

Trilhas, cachoeiras e mirantes são facilmente encontrados no percurso da prova, além de um centro comercial em Itaipava bem próximo do evento. “A ideia é que a cidade entre de vez para o calendário oficial do X Terra Brasil Tour. Existe uma grande expectativa em torno desta prova, pelos desafios que serão encontrados em todo o percurso”, disse Gabriela.

Neste ano, Petrópolis já recebeu uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMB) reunindo mais de cinco mil pessoas em apenas um fim de semana. A prefeitura segue apostando em parcerias público privada para garantir que grandes eventos aconteçam na cidade, incentivando também o turismo.

“O objetivo é atrair os praticantes das diversas modalidades de todo o país para o município, estimulando a vinda de mais turistas, além de fomentar o esporte como um todo. Além disso, temos como grande parceiro o Henrique Avancini, que abraça o esporte e nos dá suporte em uma série de ações voltadas para o mountain bike”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.