Foto: HSPV

Estudantes de Petrópolis se unem pela campanha “Colégio do Amor”

A ação do Banco de Sangue Santa Teresa, em parceria com instituições educacionais da cidade, terá gincana e troféu para equipe vencedora.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os estudantes de Petrópolis já arregaçaram as mangas e estão se mobilizando para entrar com tudo na campanha “Colégio do Amor”, realizada pelo Banco de Sangue Santa Teresa, em parceria com as escolas Ciep Cândido Portinari, Ciep Cecília Meireles, Ciep Gabriela Mistral, Colégio Rui Barbosa, Colégio Dom Pedro, Colégio Embaixador José Bonifácio, Colégio Princesa Isabel, Colégio Irmã Cecília Jardim, Colégio Estadual de Araras e Colégio Cardoso Fontes.

O objetivo da ação, que começa nesta segunda-feira, dia 8 de novembro e segue até o final do mês, é reunir estudantes, maiores de 18 anos (ou acima de 16, desde que acompanhados por um responsável), além de professores, pais, amigos e profissionais da educação, para que pratiquem a doação de sangue e ajudem a salvar vidas.

“Entendemos que a aula, hoje, precisa transcender o conteudismo e a barreira imposta pelas paredes de uma sala de aula. Há outros ensinamentos ou valores a serem colocados em prática: a empatia, o cuidado com o outro, o estender a mão e, literalmente, o esticar o braço para deixar fluir esse gesto de amor, que é a doação de sangue”, afirma Ana Paula de Oliveira Brito, diretora do Ciep Candido Portinari.

Com o tema “Atitude para vencer e solidariedade para doar”, a campanha está estruturada em um formato de uma gincana, na qual a escola que apresentar mais participantes será a vencedora e receberá um troféu de campeã solidária.

Ainda, ao longo da campanha, os primeiros doadores serão contemplados com um ingresso da Rede Cinemaxx, para assistir qualquer filme 2D, com validade até 30 de novembro.  “Campanhas como essas que realizamos ao longo do ano com diversos parceiros são fundamentais, pois o público para o qual elas são dirigidas realmente desperta para a importância da doação de sangue. E, a partir dessas doações pontuais, muitos se tornam doadores assíduos. Esse é o nosso intuito com os estudantes, pois esta também é uma ação educativa que ensina, acima de tudo, empatia e amor pelo próximo”, afirma Vinicius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

Ana Paula acredita que o projeto veio para ficar. “Digo isso baseada nos projetos sociais que sempre vi sendo desenvolvidos pelos professores do Cândido e que nunca perderam sua força. Além disso, alguns depoimentos de colegas gestores confirmam que, em suas unidades escolares, essa mesma preocupação social se faz presente, o que nos torna uma só engrenagem visando à coletividade. Quem ganha com um projeto assim é o petropolitano e até mesmo moradores de municípios próximos. Agora, é esperar que nossos alunos façam a atividade de casa, que é mobilizar seus familiares, amigos e vizinhos para esse ato filantrópico. Quem precisa de sangue para manter-se vivo agradece aos doadores”, conclui a diretora.

O Banco de Sangue Santa Teresa funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco.

A instituição segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Requisitos básicos para doação de sangue

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Não ter diabetes em uso de insulina;

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;

Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus

• Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19, aguardar 14 dias;

• Se contraiu COVID-19, aguardar 30 dias;

• Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Serviço

Banco de Sangue Santa Teresa

Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen

Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.