A prefeitura está lançando licitação para contratar empresa responsável pelas barracas e outras estruturas, inclusive cenográficas, que serão usadas na Bauernfest e no Bunka-Sai deste ano. A vencedora ficará com o trabalho de confecção, reforma, pintura, transportes, montagem, desmontagem e guarda de toda a estrutura e acabamentos decorativos para os dois eventos. São mais de 100 elementos entre barracas, pórticos, liftas e estação do trenzinho.  O edital estará disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A 30ª Bauernfest acontece entre os dias 14 e 30 de junho (exceto dia 20 – feriado de Corpus Christ) e o Bunka-Sai vai de 08 a 11 de agosto.

O município já garantiu R$ 259 mil arrecadados com a venda dos espaços de 12 barracas de alimentos tipicamente alemães que ficarão na Rua Alfredo Pachá e na Praça da Liberdade. No dia 03 de junho, a prefeitura também vai licitar o espaço do restaurante da festa.  Esta verba reverte para custear o evento da Bauernfest, como a montagem das estruturas.

A empresa vencedora será contratada para o período de quatro meses e ficará responsável por 60 barracas da Festa do Colono Alemão (de comida, artesanato, cerveja artesanal, etc), além das estações do trenzinho, liftas de programação do evento, pórticos, cerca em formato típico germânico, entre outros artigos cenográficos que fazem parte da festa. Para o Bunka-Sai são 11 barracas cenográficas, além de liftas, pórtico, pallets para as estruturas, 40 metros de cercas vermelhas para composição cênica do espaço, etc. As duas festas terão barracas diferentes, de diversos tamanhos, produzidas com a temática de cada uma, com arquitetura no estilo alemão e no estilo japonês, respectivamente. 

As barracas precisam ser funcionais para abrigar estoques e preparo de comida, artesanato, entre outros artigos, e também os funcionários. Além disso, precisam estar de acordo com a cenografia da festa. No caso da Bauernfest, há ainda a barraca do restaurante, na Casa Visconde de Mauá, com estrutura diferenciada.

“Essa é uma forma de trazermos economia aos cofres públicos. Assim garantimos o serviço pelo menor preço. Tanto a Bauernfest quanto o Bunka-Sai estão no calendário turístico da cidade e são eventos que movimentam todo o trade do turismo, além do comércio e diversos serviços na cidade”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O pregão tem valor estimado em R$ 356.654,93, ou seja, esse é o teto, o valor máximo que poderá ser pago pelo serviço. Ganha a empresa que oferecer o menor valor. O certame acontece no dia 04 de junho, às 14h, no Centro Administrativo da Prefeitura.

Fonte: Turispetro

Crédito da foto: Edgar Pujol