A solicitação de inclusão das estradas estaduais foi uma iniciativa do Deputado Luiz Paulo

O Governo do Estado anunciou que irá recuperar 06 mil quilômetros da malha rodoviária fluminense. Os recursos que serão usados são fruto da economia realizada pelo DETRAN/RJ, que transferiu os valores para o DER/RJ, órgão responsável pelas rodovias estaduais. Pensando em Petrópolis, o deputado Luiz Paulo (PSDB) oficiou o DER para que aproveite a oportunidade e recupere os 14,50km da Estrada União e Indústria, que são de responsabilidade do Estado e os 25 km da Serra Velha da Estrela, RJ – 104.

O trecho da União de Indústria solicitado pelo deputado estadual Luiz Paulo é que faz a ligação entre os Distritos de Pedro do Rio e Posse. A via é de responsabilidade do Estado desde a edição do Decreto Estadual 41.856 do ano de 2009, quando o governo do Rio de Janeiro assumiu a via. Em 2009, a 2ª Vara Federal de Petrópolis confirmou, por sentença, a vigência do Decreto e determinou que o Estado fizesse a recuperação da Estrada União e Indústria entre Pedro do Rio e Posse.  Os 25 km entre o Retiro e Pedro do Rio ficaram sob a responsabilidade da União. As obras estão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que deverão ser iniciadas ainda este ano.

Os moradores dos distritos reclamam diariamente da situação da União e Indústria entre Pedro do Rio e a Posse. A via está completamente abandonada e precária, precisando da intervenção urgente do DER.

Já a Serra Velha da Estrela, RJ 104, é uma via histórica que não recebe manutenção do Estado, principalmente em Petrópolis, na ligação entre os bairros Meio da Serra e o Alto da Serra.