Foto: Divulgação

Estado entrega equipamentos para recuperação de vias no Brejal

A inclusão de Petrópolis no programa Estradas AgroRJ atende a uma demanda apresentada pelo secretário de Governo Bernardo Rossi
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Berço da produção de orgânicos do estado do Rio de Janeiro, a região do Brejal, no distrito da Posse, em Petrópolis, terá acessos recuperados e revitalizados com a chegada de equipamentos do Estado nesta sexta-feira (19). A inclusão de Petrópolis no programa Estradas AgroRJ atende a uma demanda apresentada pelo secretário de Governo Bernardo Rossi. A região, no quinto distrito, tem cerca de 250 produtores rurais, o que corresponde a um terço do total de 800 existentes em toda cidade, conforme dados contabilizados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis.

“A inclusão de Petrópolis no programa Estradas AgroRJ é de suma importância para os produtores, principalmente na região do Brejal, que é a que mais precisa neste momento. Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Agricultura Dr. Flávio, e ao secretário de Governo Bernardo Rossi, que foi sensível à nossa causa e fez chegar nosso apelo ao governo do Estado”, destaca o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis, Henrique Mesquita da Costa.

Preservar e conservar as estradas vicinais é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento . “O programa Estradas AgroRJ proporciona desenvolvimento nas estradas rurais a fim de facilitar o escoamento da produção agropecuária e a trafegabilidade da população residente nas comunidades rurais”, explica o secretário de Agricultura Dr. Flávio, acrescentando que “Petrópolis recebe quatro equipamentos: uma moto niveladora, uma retroescavadeira e dois caminhões basculante”.

“Este apoio do Estado é fundamental para melhorar as condições para escoamento da produção e reduzir custos para os produtores. A chegada dos equipamentos fortalece a produção rural e consequentemente a economia de Petrópolis”, destaca o secretário de Governo Bernardo Rossi, lembrando que desde 2018 a cidade tem o titulo de Capital Estadual dos Produtos Orgânicos. “O Brejal é pioneiro neste modelo de produção – foi a primeira região no Estado a produzir produtos sem o uso de agrotóxicos”,assinala Bernardo.

O Patrulha Agrícola Mecanizada disponibiliza equipamentos e serviços destinados à melhorias na conservação de estradas para áreas rurais dos municípios. Ao todo, o programa irá beneficiar 89 mil pessoas e 45 mil agricultores fluminenses. As obras vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, é a responsável por estabelecer critérios técnicos para atendimento do Programa Estradas AgroRJ e pela indicação das principais vias por onde circula o maior volume de produção rural e atinge o maior número de agricultores beneficiados.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.