Foto: Divulgação

Estácio Teresópolis oferece ajuda para os contribuintes que quiserem declarar Imposto de Renda de 2021

ste ano, os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) de Ciências Contábeis da Estácio querem bater a meta, que é atender 5 mil pessoas virtualmente, atuando 1.260 horas de atendimentos à comunidade.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) já começou e se estende até 31 de maio de 2021 e muitos contribuintes não sabem, mas é possível doar suas restituições para as pessoas que estão mais vulneráveis durante a pandemia da Covid 19. Até o dia 30 de maio, as quartas e quintas-feiras, das 14h às 18h30, a Estácio Teresópolis estará prestando esclarecimentos no preenchimento do documento e no envio da declaração de maneira online, através do link: https://bityli.com/LDshk.


Este ano, os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) de Ciências Contábeis da Estácio querem bater a meta, que é atender 5 mil pessoas virtualmente, atuando 1.260 horas de atendimentos à comunidade. A novidade é que a instituição de ensino superior criou uma campanha de responsabilidade social, cujo objetivo é esclarecer à população que a restituição do IR 2021 ou parte dela pode ser doada durante a declaração.


Segundo Iara Marchioretto, gestora nacional do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Estácio, a campanha surgiu por conta de um projeto de extensão da Estácio, que observou o aumento das pessoas que não têm renda e nem recebem auxílio emergencial. Com a iniciativa, os contribuintes vão poder ajudar doando o valor que quiser. Durante a declaração e a confirmação da restituição, cada indivíduo será informado que é possível doar parte de seu dinheiro para o Estatuto do Idoso (Nacional, Estadual ou Municipal) ou se deseja contribuir com o Estatuto da Criança e do Adolescente (também com três esferas: Nacional, Estadual ou Municipal).


Todas as pessoas que fizerem contatos com um dos NAFs conseguirão fazer o kit completo: recibo e comprovante de declaração. Após o envio da demanda do contribuinte – mensagem por e-mail – o NAF retornará para ele e, dependendo do conhecimento e da tecnologia que a pessoa consegue utilizar – a Estácio fará também uma chamada via plataforma Teams.


“Segundo Iara Marchioretto, gestora nacional do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Estácio, a dica valiosa para os contribuintes é organizar a documentação das despesas dedutíveis e simular a melhor opção tributária: Declaração Simplificada ou Completa, lembrando que após a opção e entrega, havendo necessidade de retificação a opção não pode ser modificada, por isso é importante organizar a documentação com antecedência, entregar no prazo e evitar a malha fiscal”. Para ela, o importante para quem tem restituição é declarar mais cedo para entrar nos primeiros lotes de restituição que vão de maio a setembro, e não deixar para declarar na última semana, período em que o sistema recebe muitos acessos e a internet ou o sistema poderão ter algumas”.


Ainda de acordo com Marchioretto, este serviço é de grande importância para o corpo discente, pois os alunos desenvolvem suas competências e a atividade aproxima o acadêmico do mercado e da sociedade por meio das orientações sobre o IRPF, orientações sobre preenchimento e entrega das declarações. E a instituição de ensino superior também cumpre seu papel social, oferecendo serviços de utilidade pública/gratuitos. Nos NAFs da Estácio – que têm parceria com a Receita Federal do Brasil – estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis atenderão gratuitamente quem tem dificuldade de fazer seu próprio IRPF 2021 e também ajudarão no envio do documento para o órgão.


“Durante este período, nossos alunos vivenciam a profissão que escolheram, colocam em prática os conceitos e normas contábeis e financeiras e realizam o atendimento ao público, de forma organizada, individual e humanizada. Com essa experiência eles levarão para a sua carreira profissional o olhar profissional e desenvolvem o papel do voluntariado cidadão. Por meio destes serviços gratuitos conseguimos desenvolver a cidadania fiscal e mediar o conhecimento dos nossos egressos”, afirma Iara.


Mais informações sobre o serviço prestado pelo NAF Teresópolis pode ser consultado pelo email [email protected]

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.