Estabelecimentos localizados no Centro Histórico, estão sendo vítimas de furtos constantes e nenhuma ação preventiva parece surtir efeito para conter os bandidos.

Nos últimos dias vários estabelecimentos sofreram ataques. Uma loja de cosméticos, localizada na Rua Paulo Barbosa, teve um prejuízo aproximado de R$ 20 mil, dinheiro furtado do cofre da loja. O Ponto Frio que fica na Rua do Imperador foi uma outra loja furtada durante a madrugada desta terça-feira (8). Os ladrões levaram equipamentos como notebooks, tabletes e jogos. Nesta quinta-feira (10) o banco Santander, da Paulo Barbosa, também virou alvo dos bandidos que levaram coletes dos seguranças, pois não conseguiram arrombar os cofres.

Nesta sexta-feira (11) a Rua Paulo Barbosa teve mais uma madrugada de furtos, o banco Itaú e também na Loja Leader amanheceram com buracos abertos nas paredes. No banco, os bandidos tentaram invadir por uma abertura feita na parede dos fundos da agência. O alarme disparou por volta das 3h, o que inibiu os ladrões de entrarem na agência. Um suspeito foi detido e um carro foi apreendido. Dentro do veículo havia ferramentas usadas para quebrar a parede. Na Loja Leader os bandidos conseguiram levar um cofre que passou pelo buraco feito na parede. Ainda não se sabe a quantia existente dentro do cofre. Os casos foram registrados na 105ª DP (Retiro).

Frequentadores da região dizem que não há policiamento, principalmente a noite e na madrugada, não inibindo este tipo de crime.

No último dia 3 de maio foi apresentado, na primeira reunião do recém-criado Gabinete Itinerante do Comando-Geral (CICG) da Polícia Militar do Estado do Rio, o número de policiais atuando na cidade de Petrópolis. A cidade conta com 401 PMs, o menor efetivo dentre as cidades da Região Serrana do Rio. Fazendo uma correlação entre a quantidade de agentes e o número de habitantes da cidade (população estimada em 298 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), a população conta com uma média de 1,34 policial para cada mil habitantes.